26 de fevereiro | 2020

O primeiro bispo do Brasil

Compartilhe:

Foto: O então governador-mor Tomé de Sousa criou em 25 de fevereiro de 1551 o Bispado no Brasil, cuja sede era em Salvador. O então Papa Júlio III nomeou D. Pêro Fernandes Sardinha o primeiro bispo e este chegou ao Brasil em 1552. Foto do monumento em homenagem ao primeiro Bispo do Brasil, que se encontra na capital baiana / GB Imagem

 

No ano de 1549, o governador-mor Tomé de Sousa, seguindo rigorosamente as ordens de D. João III, desembarcou na capitania da Bahia, escolhida para ser a sede do governo-geral do Brasil. Juntamente com ele estavam mil integrantes da caravana, entre eles o provedor-mor Antônio Carlos de Barros; o ouvidor-mor Pêro Borges; o capitão-mor-da-costa Pêro de Góis e seis jesuítas chefiados pelo Padre Manuel da Nóbrega.

Tomé de Sousa, assim como o rei de Portugal, interessava-se em povoar as terras brasileiras e, acima disso, estreitar cada vez mais o relacionamento entre brancos portugueses e os índios. Por isso, nem ele nem o ouvidor-mor se importavam com as liberdades que os portugueses se davam folgando com as mulheres da terra, ainda que fossem casados em Portugal. Não foram poucos os protestos do padre Manuel da Nóbrega contra essa situação, mas foram surdos os ouvidos dos governantes. No entanto, o conflito entre os jesuítas e os governantes portugueses foi se tornando cada vez mais acirrados e constantes.

Coube a Tomé de Sousa criar o bispado, em Salvador, o primeiro do Brasil. O então Papa Júlio III nomeou D. Pêro Fernandes Sardinha o primeiro bispo e este chegou ao Brasil em 1552.

No entanto, o mandato de D. Pêro Sardinha foi curto, durou até 1556. Acontece que nesta época Tomé de Sousa foi substituído por Duarte da Costa e o bispo desentendeu-se com o filho do novo governador. Por conta da briga, o bispo foi chamado a Portugal, no entanto o navio em que viajava naufragou em águas alagoanas. Os tripulantes da embarcação, entre eles o religioso, conseguiram alcançar terra firme, mas foram mortos e comidos pelos índios caetés.

Outras datas:

23/02

– Dia do Rotariano (Rotary Club)

 

24/02

– Fundação do Instituto Pasteur no Rio de Janeiro (1888)

– Instituição do Programa Nacional de Teleducação (1972)

– Promulgação da 1ª Constituição da República do Brasil (1891)

– Revolta de Beckman no Maranhão (1684)

 

25/02

– Criação do Ministério das Comunicações (1967)

– Criação do Ministério do Interior (1889)

– Criação do Ministério dos Transportes (1967)

– É criado o primeiro Bispado no Brasil (1551)

– Morre José de San Martin, general argentino, libertador latino-americano (1778)

– Carnaval

 

26/02

– Eleição dos primeiros governantes republicanos do Brasil (1891)

 

27/02

– Dia Nacional do Livro Didático

– Dia do Agente Fiscal da Receita Federal

 

28/02

– Instituição do Cruzado – Cz$ (1986)

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas