24 de junho | 2012

O sofrido pentacampeonato

Compartilhe:

Seleção Pentacampeã, que conquistou mais uma vez o título de campeão mundial na Copa de 2002 / Arquivo GB Imagem

 

O Brasil chegou à classificação para o Mundial de 2002 quase que por um milagre. Depois de muito sofrer nas Eliminatórias Sul-Americanas, o jogo decisivo foi no dia 14 de novembro de 2001, No Estádio Castelão, em São Luís (MA), quando s Seleção de Felipe Scolari enfrentou a Venezuela. Pelas pernas de Luizão veio o primeiro gol; depois o segundo e Rivaldo marcou o terceiro, fechando o placar em 3 a 0 garantindo o lugar do Brasil no Mundial do Japão. Claro que não podemos deixar de lembrar a participação decisiva do atacante Edílson nos três sofridos gols da partida.

Mas até a seleção chegar às mãos do Técnico Felipão muita coisa aconteceu, entre elas duas CPI’s, nas quais deputados e senadores investigaram a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e a Nike.

Teve ainda a crise dos técnicos. Primeiro foi Wanderley Luxemburgo que assumiu a Seleção no lugar de Zagallo, logo após o fiasco da Copa de 1998. O técnico não conseguiu montar uma equipe competitiva e ele “caiu” quando o Brasil foi eliminado das Olimpíadas em 2000, ao perder para a equipe de Camarões. O auxiliar-técnico Candinho assumiu o cargo, mas dirigiu a Seleção em apenas um jogo, contra a Venezuela, no qual o Brasil venceu de 6×0. A novidade de Candinho foi trazer de volta à seleção o atacante Romário. No entanto, Candinho não quis continuar o trabalho e em seu lugar entrou o técnico Émerson Leão, após a recusa dos treinadores Carlos Alberto Parreira e Oswaldo Oliveira.

o gaúcho Luís Felipe Scolari assumiu o comando da Seleção Brasileira; a Seleção Brasileira fez seu primeiro jogo na Copa de 2002, contra a Turquia, numa segunda-feira, 03 de junho, às seis horas da manhã (horário de Brasília). Ganhando o jogo num resultado final de 2×1. Os torcedores começavam a recobrar a confiança, mas o fantasma de 1998 ainda rondava as expectativas.

Depois, só alegria. Vieram os jogos Brasil 4 x 0 China; Brasil 5 x 2 Costa Rica; Brasil 2 x 0 Bélgica; Brasil 2 x 1 Inglaterra; Brasil 1 x 0 Turquia; e finalmente Brasil 2 x 0 Alemanha.

Os heróis do Penta foram Marcos; Lúcio, Edmilson e Roque Júnior; Cafu, Kléberson, Gilberto Silva e Roberto Carlos; Rivaldo; Ronaldinho Gaúcho (Juninho Paulista) e Ronaldo (Denilson). 

A Alemanha, sob o comando do técnico Rudi Völler,   teve suas cores defendida por Oliver Khan; Thomas Linke, Carsten Ramelow e Christoph Metzgelder; Torsten Frings, Dietmar Hamann e Jens Jeremies (Gerard Asamoah); Bernd Schneider e Marco Bode; Oliver Neuvill e Miroslav Klose (Oliver Bierhoff).

O jogo não foi nada fácil. Logo aos nove minutos do primeiro tempo, quase que a Alemanha marca o primeiro se não fosse a cortada de Edmilson. Depois, aos 29 minutos Ronaldo fez uma bela jogada mas o goleiro Kahn foi mais rápido e defendeu; no final do primeiro tempo, haja coração, Kléberson acerta no travessão e em seguida, Khan segura mais uma bola de Ronaldo.

Segundo tempo, a partida seguia neste ritmo até que, aos 22 minutos, Rivaldo chutou para o gol, Khan tentou segurar, mas a bola rolou, Ronaldo completou a jogada e marcou o primeiro gol do Brasil, desequilibrando a confiança do time alemão.

A Alemanha fazia pressão, mas aos 34 minutos Kléberson fez o passe pela direita, Rivaldo cortou na entrada da área e Ronaldo completou a jogada: Brasil 2; Alemanha, nada.

Aquele domingo, 30 de junho de 2002, entrou para a história do futebol mundial. A Seleção Brasileira ergueu a Taça do Pentacampeonato no Estádio de Yokohama, no Japão, e o capitão Cafu consagrou-se como o único craque das 17 Copas do Mundo a jogar três finais. 

DATAS
 

24/06

– Dia das Empresas Gráficas

– Dia do Caboclo

– Dia Internacional do Leite

– Dia Mundial dos Discos Voadores

– Nascimento do escritor Joaquim Manuel de Macedo (1820)

– Padroeiro da cidade de Niterói (RJ) – São João- Dia de São João Batista

– Fundação da Igreja Evangélica Luterana do Brasil- IELB (1904)

 

25/06

– Dia do Quilo

– Ocupação da Fortaleza de Humaitá pelo General Osório (1869) –

– Dia do Imigrante

– Confissão de Augsburgo (1530)

 

26/06

– Adoção no Brasil do Sistema Métrico Francês (1862)

– Dia Internacional contra o Abuso de Drogas e o Tráfico Ilícito

– Dia do Metrologista

– Morte de Tobias Barreto (1889) 

 

27/06

– Dia do Artista Lírico

– Dia Nacional do Diabético

– Dia Nacional do Progresso

– Dia Nacional do Vôlei

– Nascimento do escritor João Guimarães Rosa (1908)

 

28/06

– Criação no Rio de Janeiro do Erário Régio e Conselho da Fazenda (1808)

– Dia da Revolução Espiritual

– Inauguração das barcas entre Rio de Janeiro e Niterói, na Baía de Guanabara (1862)

– Revolta em Vila Rica (MG) – 1720

 

29/06

– Dia da Telefonista

– Dia de São Pedro e São Paulo

– Dia do Escritor Paulista

– Dia do Papa

– Dia do Pescador

– Dia Nacional do Progresso

– Morte do Mal. Floriano Peixoto (1895)

– Morte do Presidente Campos Salles (1913)

 

30/06

– Dia do Caminhoneiro

– Dia do Economiário

– Início da terceira regência da Princesa Isabel (1887)

– Parte de São Paulo a bandeira de Bartolomeu Bueno da Silva, denominado como seu pai de “Anhanguera” e funda a cidade de Goiás (1722)

– Brasil conquista o título de Pentacampeão na Copa do Mundo de Futebol (Corea/Japão) – 2002

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas