24 de janeiro | 2022

Os cantinhos europeus de São Paulo

Compartilhe:

Conheça lugares na capital e interior do Estado com forte influência do Velho Mundo

 

Campos do Jordão, a pequena Suíça Paulista tem paisagens naturais que se assemelham a arquitetura do Velho Mundo, bem como os restaurantes e atividades culturais. Destaque especial para os hotéis e pousadas com lareira / Miguel Schincariol

O turista que vai conhecer Holambra é recebido por um lindo moinho de 38,5 metros, réplica idêntica dos moinhos holandeses / Miguel Schincariol

Em Vinhedo você pode visitar as parreiras de uvas e conhecer o processo de fabricação artesanal de vinho e suco. A experiência de sentir o sabor de um vinho servido pelas mãos de quem o produz é inesquecível / Rubens Chiri

Paranapiacaba é uma vila histórica que pertence ao município de Santo André. No final do Século XIX foi ocupada pelos ingleses para a construção da estrada de ferro Santos-Jundiaí / Rubens Chiri

Campos de lavanda que não devem nada aos campos de Provence, na França. Em Cunha, o cultivo da planta aromática enche os olhos dos visitantes / GB Imagem

A bucólica Pedrinhas Paulista tem um encanto serrano que agrada a todos. Essa pequena cidade foi colonizada por italianos, em 1860, construindo um legado arquitetônico-cultural que deixa todos apaixonados / Cleber Fontoura

Cidade de Batatais conta com uma grande tradicionalidade por ter sido um dos focos da imigração italiana. A cultura bem como a arquitetura e os belos jardins são representadas claramente pela influência europeia / Rubens Chiri

Em São Roque não deixe de visitar a Chácara Santo Antonio. A arquitetura da Casa Grande e da Capela Santo Antonio, por toda a sua riqueza, constantemente é tema de estudos na área / Miguel Schincariol

Se você acha que sair de férias e viajar aqui mesmo pelo Brasil é mais seguro, por causa da pandemia, está certo e, o melhor de tudo, você pode se sentir na Europa apenas visitando algumas cidades paulistas. Além do mais, com o preço que está o dólar e o euro, o melhor mesmo é passar gastando em real.

O Estado de São Paulo reúne pelo menos nove cidades onde é possível se sentir num pedacinho europeu.  Qualquer um poderá se sentir em países como Suíça, Holanda e Itália. A diversidade tão famosa da capital paulista também se estende ao interior do Estado. Afinal, além da capital, são centenas de municípios que trazem diferentes influências em suas formações. E a imigração europeia remonta a história de diversos municípios do interior paulista. É o caso de Campos do Jordão, Cunha, Holambra e até um famoso bairro em plena capital do Estado. São destinos que trazem na arquitetura, gastronomia, música – e até no sotaque – aspectos muito fortes da cultura e colonização europeia.

Campos do Jordão, a pequena Suíça Paulista, está a 1.600 metros de altitude, sendo o mais alto município brasileiro. É a queridinha das pessoas que amam curtir a experiência de inverno, por isso, se puder esperar, esta é a melhor época para conhecer o local. A cidade serrana, entranhada na Serra da Mantiqueira, tem paisagens naturais que se assemelham a arquitetura do Velho Mundo, bem como os restaurantes e atividades culturais. Destaque especial para os hotéis e pousadas com lareira.

Já Holambra foi colonizada pelos holandeses em 1948 e traz a tradição da floricultura, com flores exportadas para o exterior em grande escala, como begônias, orquídeas, rosas e tulipas 100% cultivadas em solo brasileiro com toque e tecnologias holandesas. Não deixe de conhecer a Casa do Pioneiro, o Moinho Povos Unidos e o Museu Histórico e Cultural de Holambra, além de poder passear por campos floridos.

Nem só de Hopi Hari, famoso parque de diversões, vive Vinhedo, essa simpática cidade paulista. Vinhedo possui diversos atrativos turísticos. O Portal dos Imigrantes, localizado logo na entrada da cidade, é um deles. Inaugurada em julho de 1982, é uma homenagem aos imigrantes italianos que se fixaram na região. Quem chega à cidade também se impressiona com a beleza do canteiro de flores localizado na Avenida Aparecida Telau Serafim. É um dos mais belos cartões postais da cidade. Não deixe de fazer o Roteiro Adega. Além de visitar as parreiras de uvas você irá conhecer o processo de fabricação artesanal de vinho e suco. A experiência de sentir o sabor de um vinho servido pelas mãos de quem o produz é inesquecível.

Paranapiacaba é uma vila histórica que pertence ao município de Santo André. No final do Século XIX foi ocupada pelos ingleses para a construção da estrada de ferro Santos-Jundiaí.  Você sabia que em Paranapiacaba tem um Big Ben? Não é tão grande como a atração londrina, mas o relógio da Vila de Paranapiacaba, trazido pelos ingleses na construção da ferrovia e da vila, é uma atração que encanta a todos. Já que está cada vez mais difícil ir para a Inglaterra, vale a pena visitar este bucólico lugar tão pertinho.

Campos de lavanda que não devem nada aos campos de Provence, na França. Em Cunha, o cultivo da planta aromática contribui para a fabricação de produtos de higiene e limpeza, campos vastos, em topologia íngreme, com uma casa provençal ao fundo. Experimente o fim de tarde e contemple o horizonte azulado, perto do lavandário.  Com entrada a um custo bem acessível, o lavandário de Cunha é florido nos 365 dias do ano.

A bucólica Pedrinhas Paulista tem um encanto serrano que agrada a todos. Essa pequena cidade foi colonizada por italianos, em 1860, construindo um legado arquitetônico-cultural que deixa todos apaixonados. A influência dos fundadores vai muito além da arquitetura. Por lá, é comum, além das festas folclóricas e religiosas, encontrar comemorações no melhor estilo italiano. Não deixe de conhecer a Praça Monsenhor Ernesto, praça que foi toda construída no estilo romano. Cada monumento tem sua razão de ser. Homenageiam pioneiros, personalidades, autoridades e possui estátuas de soldados vestidos de acordo com o figurino romano.

Cidade de Batatais conta com uma grande tradicionalidade por também ter sido um dos focos da imigração italiana. A cultura bem como a arquitetura e os belos jardins são representadas claramente pela influência europeia. Dentre as atrações turísticas, se destaca as obras do pintor Cândido Portinari, com seu maior acervo sacro, entre pinturas e afrescos, está exposto na Igreja Bom Jesus da Cana Verde, centro da cidade.

Em São Roque a gastronomia tem seu lugar de destaque, com vários restaurantes especializados em pratos típicos portugueses e cantinas com o puro sabor da Itália, em massas e molhos. Duas vinícolas oferecem visitação com degustação, a Vinícola Bella Aurora, que possui um café com uma das vistas mais bonitas da cidade e a Vinícola Canguera, a mais romântica, com ar intimista e bons vinhos por um valor justo. Não deixe de conhecer seu museu particular do vinho, com maquinário de época e fotos que contam sua história. A Chácara Santo Antonio é uma atração a parte.  A arquitetura da Casa Grande e da Capela Santo Antonio, por toda a sua riqueza, constantemente é tema de estudos na área. Tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional) é uma verdadeira riqueza do estilo colonial paulista.

A capital do Estado não poderia ficar de fora e o bairro da Mooca em São Paulo é dominado pelos italianos – cantinas, lojas, padocas. Algumas atrações que você não pode perder nesse pedacinho italiano no Brasil é o passeio de maria-fumaça, original de 1922, sai da estação da Mooca e percorre três quilômetros em uma viagem de 25 minutos. Outra atração imperdível é a “tradizzionale Festa di San Gennaro” acontece há quase meio século entre setembro e outubro.

Viu como explorar o Estado de São Paulo pode ser interessante e ainda conhecer diversas culturas sem sair do país? Antes de planejar sua viagem, pesquise e veja como está o funcionamento das atrações na cidade de destino. Devido ao agravamento da pandemia devido à variante Ômicron, medidas sanitárias poderão ser adotadas sem aviso prévio. Lembre-se de sempre usar máscara e manter uma distância segura de outras pessoas. Não se esqueça também de higienizar suas mãos com álcool gel. Só assim você terá uma viagem segura e prazerosa.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas