07 de outubro | 2012

Passear em Guarujá pode ser uma ótima opção

Compartilhe:

O Acqua Mundo está localizado na Praia da Enseada. O aquário é o maior da América Latina e ponto obrigatório dos turistas. O local conta com 700 espécies de animais e mais de 1.200.000 litros de água distribuídos em 30 tanques e aquários / Miguel Schincariol

 

 

A Praia Astúrias costuma receber muitas famílias com crianças por conta de suas águas calmas quase sem ondas. Por lá existem diversos barcos de pesca, o que confere ao local uma paisagem que lembra uma pintura / Miguel Schincariol

 

 

 

A primavera chegou com tudo! E junto com a primavera começam novamente os dias mais longos e ensolarados, ideais para curtir uma praia. A dica para esta semana é o Guarujá, no litoral sul paulista; a cidade que oferece atrações e entretenimento para todos os gostos.

Todos os anos mais de 2 milhões de pessoas visitam o Guarujá. Para dar conta desta demanda, o município conta com uma excelente infraestrutura. São 29 hotéis e 25 pousadas. Há, ainda, seis flats e três colônias de férias. Geralmente a rede hoteleira do Guarujá fica com quase 100% de taxa de ocupação na alta temporada. Mas a movimentação não ocorre apenas no verão, em julho, a média de leitos ocupados é de 40 a 60%. Na baixa temporada (abril/maio/junho) a taxa é superior a 20%, e de agosto a novembro registra-se ocupação entre 30 a 50%.

Para muitos turistas, o melhor do litoral paulista está no Guarujá, desde a gastronomia, sofisticada e diversificada, destacando-se os frutos do mar, até a vida noturna agitada, com as casas mais badaladas do verão.

De acordo com a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) há mais de 20 praias com excelente condições para os banhistas. Entre elas, se pode citar as mais populares como Pernambuco, Enseada, Astúrias e Tombo, que já recebeu o Certificado Internacional Bandeira Azul, concedido pela Organização Não-Governamental (ONG) Foundation for Environmental Education (FEE), com sede na Dinamarca. Para garantir a segurança dos banhistas, estão em atividade, cerca de 90 guarda-vidas, que são responsáveis pela segurança das praias do balneário.

A cidade do Guarujá está localizada a 80 km de São Paulo e possui 138 km², com uma população fixa de 305 mil habitantes. A vocação turística do município fica evidenciada pelos mais de 7 mil leitos disponíveis em seus hotéis, pousadas, pensões e flats, além dos 80 mil imóveis de veraneio ou segunda residência. Como atrativo, além das 23 belíssimas praias – com 18.400 metros de extensão, o Guarujá também oferece diversos recursos culturais e arquitetônicos, como o Forte de Itapema e o observatório científico Eureka, por exemplo.

Entre as atrações da cidade, vale destacar o maior aquário da América do Sul, o Acqua Mundo, que conta com 35 tanques, informações sobre educação ambiental com monitores, cinema, biblioteca e loja. Para quem gosta de pedalar, a cidade conta com mais de 30 quilômetros de ciclovias, além de oito quilômetros de ciclofaixas só na orla da praia da Enseada.

Para quem gosta de explorar as belezas naturais, arquitetônicas e demais características de Guarujá, uma boa dica é curtir o projeto Rotas de Guarujá – um tour por quatro trajetos distintos, que agradarão todos os públicos. São eles: Rota do Dragão, que leva as pessoas por um passeio que passa pelas praias, mirante, Eureka, aquário e outros pontos turísticos da Cidade; Rota da Arquitetura, que mostra alguns prédios, que possuem construções interessantes e representam determinados períodos da história; Rota da Natureza, composta por trilhas que promovem o ecoturismo; e Rota dos Mares, com passeios de escuna pelas praias de Guarujá.

Por fim a cidade conta também com dois shoppings com salas de cinema, além do Teatro Municipal Procópio Ferreira. Outra atração que é muito procurada pelos turistas é a Feira de Artes, que funciona durante os fins de semanas e feriados prolongados, das 15 às 22 horas, na Praça das Bandeiras.

O Guarujá possui 22 quilômetros e 310 metros de praias de beleza inigualável e é conhecida em todo o mundo como a Pérola do Atlântico. Ao longo da maior parte da orla, há mais de 150 quiosques com grande variedade de pratos, que vão de lanches simples até elaborados com frutos do mar.

E o Guarujá oferece muito mais: trilhas que contam história e emocionam; mirantes com vista para cenários realmente vibrantes; Ilhas rodeadas por águas multicoloridas; fortes, fortalezas e pavilhões que fazem sentir a nostalgia do passado e encantam também pelos personagens que deixaram pegadas na história. Os acordes dos shows; as batidas das casas noturnas; as compras e uma gastronomia multicultural tornam Guarujá um lugar inconfundível, que envolve os visitantes. Por isso, quando for planejar sua próxima viagem, não deixe de incluir Guarujá no seu roteiro. Com certeza você não vai se arrepender.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas