16 de setembro | 2012

São José dos Campos e o Distrito de São Francisco Xavier

Compartilhe:

Uma boa opção para ver belas paisagens e curtir a natureza é o Parque Municipal Roberto Burle Marx / Miguel Schincariol

 

 

 

O Museu do Folclore busca resgatar e divulgar as manifestações folclóricas da região por meio de exposições, mostras, encontros e atividades que apoiam diretamente os grupos folclóricos locais / Miguel Schincariol

 

 

São José dos Campos está localizada entre as duas maiores cidades do Brasil  – São Paulo e Rio de Janeiro – e está próxima do Litoral norte do Estado e da Serra da Mantiqueira. O município abriga indústrias dos setores aeroespacial, de telecomunicação e automotivo. É sede de importantes institutos de pesquisa científica do país, com destaque para o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

Uma boa opção para ver belas paisagens e curtir a natureza é o Parque Municipal Roberto Burle Marx, a antiga residência de Olivo Gomes (projetada por Rino Levi e paisagismo de Roberto Burle Marx). O local é objeto de estudos e pesquisas na área. Suas linhas arquitetônicas e seu paisagismo fazem do Parque um dos trabalhos mais importantes da arquitetura moderna brasileira.

São José dos Campos tem pelo menos três museus interessantes. O Museu de Arte Sacra, o Museu de Esportes e o Museu do Folclore.

O Museu do Folclore foi criado em 1997, a missão do Museu é desenvolver ações de salvaguarda, divulgação, formação e informação, que levem à valorização do folclore na região de São José dos Campos, Vale do Paraíba e Litoral Norte, contribuindo para o fortalecimento da identidade cultural e formação da cidadania. Atualmente, o local é administrado em parceria com o Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP).

Um prédio de interesse histórico é a Biblioteca Municipal Cassiano Ricardo. Construido em 1910, o prédio abrigou nas décadas de 10 e 20, o Theatro São José e também serviu como a sede da Prefeitura e da Câmara Municipal até meados da década de 80, quando a biblioteca passou a ocupar o local. 

Para quem gosta de natureza, ar puro, passeios ao ar livre e muito sossego, o endereço é São Francisco Xavier, distrito de São José dos Campos. Considerado uma área de Proteção Ambiental Federal, por fazer parte da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, a vila está a 720 metros de altitude e a uma distância de 54,8 quilômetros, por asfalto, da cidade de São José dos Campos e mantém ainda a característica de um pequeno povoado do interior, estando perfeitamente integrado ao modo de vida de todo o Distrito de São Francisco Xavier, inclusive com a manutenção de algumas tradições tais como, o artesanato típico da região além de suas festas religiosas que atraem um número expressivo de pessoas.

São Francisco Xavier tem várias trilhas para caminhadas e para mountain bike. Também há no Distrito uma rampa de voo livre e, vários pontos com altitudes apropriadas para praticar paraglider além de diversos rios e córregos apropriados para a canoagem. A paisagem é maravilhosa, daquelas que fazem perder a respiração tamanha é a beleza e calma que proporcionam.
Para atender ao visitante, que procuram a cidade, tanto pelas suas festas tradicionais como para o turismo ecológico, o local dispõe de hospedarias, pousadas e até áreas de camping, além de um crescente número de pessoas que lá construíram casas de campo devido ao clima de montanha da região.

Voltando um pouquinho no tempo, a origem do povoado de São Francisco Xavier está ligada a viagem dos tropeiros que vinham de Minas Gerais comercializar em São José dos Campos e fizeram do lugar local de pouso e descanso. O Distrito foi criado oficialmente em 1892 e, devido ao seu relativo isolamento, passou por um longo período cuja sobrevivência dependeu exclusivamente da agropecuária; a região convive com uma paisagem natural privilegiada com fortes declives e grandes altitudes cuja culminância, é o Pico de Selado com 2.082 metros, de onde se avistam as cidades vizinhas compondo um relevo harmonioso de montanhas e vales.
Situa-se na porção norte do Município de São José dos Campos, próximo a cidade de Monteiro Lobato, no limite entre os Estados de São Paulo e Minas Gerais, em região já consolidada do Turismo Serrano destes Estados (Campos do Jordão-SP e Monte Verde-MG) e do Circuito das Águas mineiras (São Lourenço, Caxambu, Cambuquira, Lambari etc).
O autêntico clima de montanha tem ocasionado crescente procura do município por esse motivo. São morros, serras e picos que compõem uma paisagem alpina típica de todo o Vale do Paraíba. As altitudes variam de 550 (na Planície Aluvial do Rio Paraíba do Sul) a 2.082 metros (Serra da Mantiqueira), sendo que esta última figura entre os 32 pontos mais altos do Brasil.

Além das festas religiosas, as quais são interessantes manifestações culturais na região, durante todo o ano, São Francisco Xavier oferece atrativos, tanto para aqueles que buscam aventuras e esportes radicais, como aqueles que procuram a tranquilidade para férias ou um final de semana. Além do artesanato típico do lugar, imperdível também é a culinária incluindo aí os doces e pratos que são possíveis de serem saboreados no Vale do Paraíba.

O relevo montanhoso, principalmente, ao norte do município aliado a uma complexa rede hidrográfica possibilitaram a existência de um grande número de acidentes fluviais e cachoeiras. Com o passar do tempo, têm se tornado alguns dos pontos de atração para o turismo e lazer, a saber, Cachoeira Pública Pedro David, 15 metros de altura, em várias quedas e o Recanto Turístico Pedro David, uma estrutura com vestiários, banheiros, área para alimentação e playground; Cachoeira do Roncador; Cachoeira das Couves cuja visita é possível somente com autorização e acompanhamento de guia; Cachoeira Santa Bárbara; Cachoeira do Sabão cujo acesso é através da Reserva Ecológica “Augusto Ruschi”.
Lembrando que passear é bom e conhecer novos lugares, melhor ainda. Liberte-se dos lugares da moda e invista em novidades, o resultado pode ser surpreendente.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas