20 de dezembro | 2016

“Simplesmente Roberto Carlos” será o especial deste ano do Rei

Compartilhe:

Roberto Carlos nasceu em 19 de abril de 1941, na cidade de Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo. Transformada em números, a sua carreira chega à marca dos 100 milhões de discos vendidos / Maurício Fidalgo-RG

No especial “Simplesmente Roberto Carlos”, os fãs do Rei verão o inicio da apresentação ao som da clássica “Emoções”, na companhia da RC9, banda que sempre o acompanha / Maurício Fidalgo-RG

 

 

Já é tradição! Época de Natal sem show de Roberto Carlos na tela da Globo não é um final de ano completo! A emissora exibe o especial do Rei, considerado o maior cantor do Brasil, desde 1974. Por isso mesmo, na próxima sexta vai ao ar, logo após “A Lei do Amor”, mais uma edição do especial.

Roberto Carlos nasceu em 1941, na cidade de Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo. Transformada em números, a sua carreira chega à marca dos 100 milhões de discos vendidos, mas não foi com o seu atual estilo romântico que Roberto Carlos conquistou os primeiros sucessos. No ano de 1957 fundou com alguns amigos, entre eles, Tim Maia, o conjunto “Os Sputniks” dedicado ao rock; no ano seguinte, estava no grupo “The Snakes” ao lado de Erasmo Carlos. Em 1961 lançou o seu primeiro LP “Louco Por Você”. A partir daí passou a contar com o apoio da gravadora CBS e foi nesta época que estourou com os sucessos (em parceira com Erasmo Carlos) “Splish Splash”, “Calhambeque” e “É Proibido Fumar”, criando o primeiro movimento de rock no Brasil.

Em 1965 estreou, ao lado de Wanderléa e Erasmo Carlos, o programa “Jovem Guarda” na TV Record dando origem ao movimento musical de mesmo nome. Foi ainda nesta época que participou dos filmes “Roberto Carlos em Ritmo de Aventura”, “Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-Rosa” e “Roberto Carlos a 300 Km Por Hora”.

Nos anos 70, mudou seu estilo tornando-se um cantor e compositor basicamente romântico e o seu alvo passou a ser o público adulto.

Desde o ano de 1961, Roberto Carlos conseguiu a façanha de lançar um disco inédito por ano, interrompida apenas em 1999 por causa da doença de sua então esposa Maria Rita, que viria a falecer tempos depois.

O fã clube de Roberto Carlos é um dos maiores de todo o mundo. Dezenas de artistas já fizeram regravações de suas músicas o seu show anual é praticamente atração obrigatória na Globo.

Em um palco circular, com a plateia bem próxima, Roberto Carlos gravou nos Estúdios Globo seu tradicional especial de fim de ano, com a participação de estrelas consagradas da música popular brasileira. Este ano batizado de “Simplesmente Roberto Carlos”, o tom intimista foi reforçado pela ambientação clean, que contou com um telão que contornava todo o estúdio, num show de luzes, texturas e imagens gráficas.

No especial, os fãs de Roberto Carlos verão o inicio da apresentação ao som da clássica “Emoções”, na companhia da RC9, banda que o acompanha, sob a regência do maestro Eduardo Lages. Outros sucessos, como “Amada Amante”, “Outra Vez”, “Olha” e “Sua Estupidez” também farão parte do repertório do Rei.

As gravações aconteceram no início de novembro, ao chamar ao palco a primeira atração, a cantora mirim Rafa Gomes, finalista do “The Voice Kids”, Roberto Carlos se mostrou muito impressionado com o talento da menina. “Quando a vi no programa, fiquei encantado. Pensei: quero tê-la no meu especial esse ano”, disse. Rafa cantou três músicas. “História de Uma Gata”, que a destacou no reality, “Ben”, sucesso na voz de Michael Jackson, e “Todos Estão Surdos”, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, encantando também a plateia com seu talento e carisma.         

O músico Milton Guedes se apresentou ao lado do Rei tocando gaita. “Sempre fui fã do Roberto, é inevitável não se lembrar de algum momento da vida com as músicas dele. Sempre toco ‘É Preciso Saber Viver’ nos meus shows, que me marcou muito”, conta o músico. Já Zeca Pagodinho fez uma homenagem aos 100 anos do Samba com um “pot-pourri” de canções marcantes do gênero: “Com que Roupa”, “O Sol Nascerá” e “Se Acaso Você Chegasse”. Ao final, cantou o sucesso “Caviar”. “Já é a terceira vez que participo do especial. A primeira foi há 30 anos. Mesmo assim, fico nervoso. Cantar com o Rei é muito especial”, confessou o sambista.

Caetano Veloso e Gilberto Gil subiram ao palco para cantar duas músicas com o anfitrião da noite: “Coração Vagabundo” e “Marina Morena”. Roberto chegou a ficar com lágrimas nos olhos assim que encontrou os amigos. “É um privilégio estar aqui cantando com eles. Quantos outros artistas gostariam de estar no meu lugar”, disse. “O canto de Roberto atinge muito fortemente o povo brasileiro. Sempre será uma emoção estar perto dele”, disse Gilberto Gil antes de se apresentar.   

Um pouco depois de Gil e Caetano foi a vez de outra estrela da MPB se apresentar: Marisa Monte. “Tudo o que ela canta tem um toque especial”, disse Roberto ao apresentar a convidada. Juntos os dois cantaram “De que Vale Tudo Isso” e “Ainda Bem”, empolgando a plateia com uma dança no final. “Cresci ouvindo Roberto. Ele era idolatrado na minha casa. É uma referência da vida inteira, uma voz que traz conforto”, confessou a cantora.         

Mais ao final do show, com os recursos de efeitos especiais, Roberto Carlos pôde cantar e interagir com “Robertinho”, sua versão mais jovem. “Mexericos da Candinha”, “Namoradinha de Um Amigo Meu” e “Eu Sou Terrível” foram as músicas escolhidas para relembrar a época da Jovem Guarda. Outro ponto alto do show foi a apresentação de “Quero Que Vá Tudo Pro Inferno”. “Eu nem me lembro mais quanto tempo faz que cantei essa música pela última vez. Os amigos insistiam para que eu voltasse a cantar”, contou o Rei. No especial também irá ao ar o clipe da música “Chegaste” que o artista gravou com a cantora Jennifer Lopez, em Los Angeles, e mais os bastidores do encontro entre os ídolos. “Cavalgada” e “Jesus Cristo” encerraram o especial “Simplesmente Roberto Carlos”.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas