03 de agosto | 2008

44.º Festival do Folclore confirma 50 grupos folclóricos e 23 parafolclóricos

Compartilhe:

 

O 44.º Festival do Folclore (Fefol), cuja abertura oficial acontece neste sábado no Recinto de Exposições e Atividades Folclóricas Professor José Sant’anna, terá participação de 50 grupos folclóricos – os chamados autênticos – e 23 parafolclóricos.

Pelo menos isto é o que pode ser depreendido das informações publicadas no endereço eletrônico do evento, até início da tarde desta sexta-feira, dia 01. Haverá apresentações inéditas de 11 estados brasileiros. Serão 16 grupos – três novos da cidade de Olímpia – para que o público possa apreciar.

No total, embora haja informações de que outros grupos teriam se manifestado nesta semana para vir até Olímpia, estão confirmadas oficialmente, as presenças de 73 grupos.

O estado com maior número de representações é São Paulo com 35 grupos, seguido por Minas Gerais com nove, Sergipe e Paraíba com quatro grupos cada. Pará, Maranhão, Alagoas e Rio Grande do Sul, com duas representações. Outros estados que estarão representados são: Piauí, Goiás, Paraná, Ceará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Pernambuco, Espírito Santo, Amapá e Mato Grosso.

 

Os inéditos são: Companhia de Reis os Filhos de Maria, Grupo Parafolclórico Frutos da Terra, Assoc. Cultural Anastasis, de Olímpia; Grupo de Expres. Folc. Charme Caboclo, Belém do Pará; Grupo Folclórico Aruenda da Saudade e Grupo Cultural Coração Brasileiro, ambos de Pitimbu;

Grupo Quadrilha Junina Nova Geração, João Pessoa e Grupo Parafolclórico da Paraíba GPAP, João Pessoa, Paraíba; Grupo Vilão Nossa Senhora de Fátima, Catalão, Goiás; Grupo Mineiro Pau, Santo Antônio de Pádua, RJ;

CTG Fagundes dos Reis, Passo Fundo, Grupo de Danças Folclóricas Gaúchas, Água Santa, Rio Grande do Sul; Maracatu Piaba de Ouro, Olinda, Pernambuco; Reis de Boi – Matheus de Ernesto, Conceição da Barra, Espírito Santo; O Marabaixo do Laguinho, Macapá, Amapá; e Grupo Flor de Laranjeira, São Antônio de Leveger, Mato Grosso.

Retornam

Além desses que apresentarão pela primeira vez, o evento contará também com: Grupo Folclórico Campinense, Campinas; Grupo Caçula de Catira, Bauru; Grupo Folclórico e Religioso Moçambique de São Benedito, Lorena; Cia de Reis Carioca do Extremo do Norte e Folia de Reis Baiana de Bebedouro, Bebedouro; Congada Marinheiros de Franca e Congada Três Colinas, Franca.

Ainda do Estado de São Paulo: Termo de Moça de Canequi Irmãos Realino, Santo Antônio da Alegria; União Folclorista São Benedito do Belém, Taubaté; Caiapó Mata Adentro de São José do Rio Prado;

Congada de Sainha Irmãos Paiva, Santo Antônio da Alegria; Samba Lenço, Mauá; Cordão Folclórico Tatuiense, Tatuí; Grupo Folclórico Caboclinhos, Guarujá; Grupo Moçambique São Benedito Azul e Branco, de Guaratinguetá; Grupo de Catira os Guaranis e Orquestra de Viola Reino Encantado, Guarani do Oeste; Grupo de Fandango de Tamanco Caipira Cuitelo, Ribeirão Grande; e Companhia de Reis de Bauru.

Da cidade de Olímpia: Terno de Congada Chapéu de Fitas; Companhia de Reis Lapinha de Belém; Companhia de Reis Magos do Oriente; Grupo de Danças Folclórico Raízes de Olímpia; São Gonçalo; Cia. De Reis Os Visitantes de Belém; Cia. Dos Três Reis Magos do Oriente Pra Belém; Cia. De Reis Fernandes; Grupo Folclórico Terno de Moçambique São Benedito; Cia. De Santos Reis Estrela da Guia; Viajantes de Belém; GODAP e Cia. Terra Brasilis.

Outros estados

De Minas Gerais: Moçambique Rosário Dourado da África; Grupo Terno de Congo Sainha; e Congado de Nossa Senhora do Rosário Prata, Uberlândia; Congada Os Marinheiros e Cia de Santos Reis Unidos dos Marinheiros, de Itaú de Minas; Grupo Folclórico Chambá, São Sebastião do Paraíso; Moçambique O Manhoso, Ibiraci; Terno de Moçambique Diamante, São Sebastião do Paraíso; Cia. de Danças Parafolclóricas Terra Brasil; Betim.

O evento contará ainda com: Grupo Frutos do Pará, Belém do Pará; Parafusos, Samba de Roda e Samba de Coco, Largato; Grupo Folclórico Batalhão de Bacamarteiros, Carmópolis, Sergipe; Grupo de Dança Parafolclórica Jacoca, Conde, Paraíba;

Grupo Folclórico Os Congos de Oieiras, Piauí; Grupo de Cultura Popular do Maranhão Boi de Palha e Sociedade Folclórica Bumba Boi de Morros, São Luiz, Maranhão; Grupo Flor da Serra, Chã Preta, e Grupo Folguedos e Danças Pedro Teixeira, Maceió, Alagoas; Grupo Parafolclórico Por do Sol, Quinta do Sol, Paraná;

Grupo Parafolclorico Terra da Luz, Fortaleza, Ceará; Boi de Reis "Pintadinho", Pedro Velho, Grupo Boi de Mamão, Florianópolis, Santa Catarina; e Grupo Tropeiros da Borborema, Campina Grande, Paraíba.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas