06 de maio | 2007

Abril teve quinto menor volume de chuva em 20 anos

Compartilhe:

De acordo com informações obtidas junto a Casa de Agricultura de Olímpia, o mês de abril de 2007 registrou o quinto menor volume de chuva dos últimos 20 anos. A reportagem apurou que choveu apenas em dois dias, totalizando 34 milímetros. O maior volume foi na sexta-feira (27), com 25,5 milímetros.

O total de chuvas registrado em abril deste ano está bastante abaixo da média histórica de 94 milímetros das duas últimas décadas. As chuvas do mês representam apenas cerca de 36% desta média histórica. Volumes abaixo dos 34 milímetros foram registrados apenas nos anos de 1987 (29,5); 1989 (21,8); 2000 (1,0); e 2005 (26,2).

Por outro lado, a escassez de chuvas fez com que tanto a população, quanto os produtores rurais, ficassem por quase dois meses esperando que chovesse em Olímpia, embora por muitos dias se ouvisse falar em chuvas em outras regiões do Estado.

Somente depois de 50 dias registrando apenas chuvas relativamente pequenas a Casa de Agricultura de Olímpia volta a registrar um volume considerável.

Considerando a chuva que começou na madrugada e a que voltou no final da tarde e início de noite desta sexta-feira (27), choveu quase 25,5 milímetros.

Se não de grande valia ainda para a agricultura em razão da quantidade, mas por outro lado importante pela forma tranqüila como choveu, pode pelo menos garantir que amenizou bastante o calor e principalmente a poeira.

O último bom volume, ou seja, 78 milímetros, foi registrado no dia 18 de março, o que significa que ficou sem chover exatos 50 dias.

De lá para cá havia chovido apenas 5,5 milímetros no dia 19; 1,1 no dia 22; e apenas no dia nove de abril voltou a chover, só que apenas 8,5 milímetros. Depois disso houve mais dois pequenos volumes classificados como chuvisqueiros leves, que muitas vezes nem chegam a serem registrados pelo equipamento.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas