03 de agosto | 2008

Açúcar Guarani faz exames preventivos de mama e de colo de útero em 135 cortadoras de cana

Compartilhe:


A Açúcar Guarani realizou nesta quarta e quinta-feira (30 e 31 de agosto) exames de prevenção ao câncer de colo de útero (Papanicolau) e ao câncer de mama em 135 cortadoras de cana das unidades industriais de Olímpia e Severínia. Os exames foram feitos em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Olímpia e o Hospital de Câncer de Barretos – Fundação Pio XII.

O câncer de mama é o de maior incidência no Brasil e o de colo de útero, o segundo, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). A previsão é que, este ano, 50 em cada 100.000 mulheres terão câncer de mama. Já o câncer de colo de útero atingirá 19 em cada 100.000 mulheres.

"A prevenção é, sem dúvida, a melhor forma de reduzirmos estes números. Com esta iniciativa, a Açúcar Guarani colabora para diminuir estas estatísticas ao prestar informações valiosas para suas funcionárias, além de ser um incentivo para que cuidem melhor de sua saúde", afirmou Rober Renzo, gerente corporativo de Recursos Humanos da empresa.

As informações foram prestadas, de uma maneira bem didática, pelo ginecologista Carlos Renato de Oliveira Souza, em palestras realizadas nos
dois dias. Depois, as cortadoras foram encaminhadas para o exame de Papanicolau, em salas reservadas, e a um ônibus adaptado com salas para se
realizar a mamografia.

As mensagens foram bem assimiladas pela cortadora de cana Ivone Aparecida Benito, que, aos 41 anos, nunca havia feito a mamografia, como muitas de suas colegas. "A gente só pensa em trabalhar e não presta atenção na nossa saúde. Daqui para frente, farei os exames todo ano", disse Ivone.

Cecília Aparecida Nesco, de 42 anos, também jamais havia feito os exames e disse ter ficado surpresa com o quanto não conhecia o seu corpo. "Aprendi
muita coisa com o médico. Quantas doenças podemos pegar e nem temos idéia, não é mesmo?", perguntou a cortadora para as colegas que formaram com ela uma pequena roda para recordar as várias informações dadas pelo ginecologista.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas