25 de julho | 2026

Advogado de Olímpia consegue absolvição do único réu inocentado em júri que aplicou mais de 100 anos de prisão

Compartilhe:

Roberval Arena da Silva Filho, defendido pelo criminalista olimpiense Marcos Santos, foi absolvido pelo Conselho de Sentença. Os outros três acusados pela morte de Bárbara Carolina Cantídio e pelas tentativas de homicídio receberam penas que, somadas, chegam a 101 anos, um mês e dez dias de prisão.

O advogado criminalista de Olímpia Marcos Santos obteve a absolvição de Roberval Arena da Silva Filho, único dos quatro réus inocentados no julgamento relacionado à morte de Bárbara Carolina Cantídio, de 17 anos. O Tribunal do Júri de Barretos terminou na sexta-feira (24), depois de aproximadamente 21 horas de sessão.

Os outros três acusados foram condenados por participação no episódio ocorrido em dezembro de 2022, após uma briga iniciada durante a transmissão do jogo entre Brasil e Croácia pela Copa do Mundo. Além da morte de Bárbara, o processo envolveu três acusações de tentativa de homicídio.

Em relato encaminhado após o julgamento, o advogado olimpiense classificou a sessão como “muito tensa” e “exaustiva”. Segundo ele, o júri reuniu três bancas de advocacia, dois representantes do Ministério Público e teve diversas intercorrências ao longo dos trabalhos.

OUTROS TRÊS RÉUS FORAM CONDENADOS

Carlos Alberto Marques de Castro, apontado como autor dos disparos, foi condenado a 37 anos e quatro meses de prisão. Vinícius de Oliveira de Jesus recebeu pena de 35 anos, nove meses e dez dias, enquanto Caio Vinícius Narcizo de Oliveira Conceição foi condenado a 28 anos.

Somadas, as condenações chegam a 101 anos, um mês e dez dias de prisão. Conforme as informações divulgadas após o julgamento, as penas deverão começar a ser cumpridas em regime fechado.

JÚRI COMEÇOU NA QUINTA-FEIRA

O julgamento teve início na manhã de quinta-feira (23), no Fórum de Barretos. Os quatro homens respondiam por homicídio qualificado e três tentativas de homicídio. O Ministério Público sustentava que o crime teria sido cometido por motivo fútil e com recurso que dificultou a defesa das vítimas.

Durante a sessão, foram ouvidas testemunhas, sobreviventes e os próprios acusados. Depois dos interrogatórios, acusação e defesas apresentaram suas versões aos sete integrantes do Conselho de Sentença.

BRIGA COMEÇOU DENTRO DO SHOPPING

O caso aconteceu em 9 de dezembro de 2022, depois da eliminação do Brasil pela Croácia nas quartas de final da Copa do Mundo. Uma briga começou dentro do shopping de Barretos, onde jovens acompanhavam a partida, e prosseguiu na área externa.

Segundo a investigação, ocupantes de um carro passaram atirando contra um grupo. Bárbara Carolina Cantídio foi baleada e morreu após ser levada para atendimento. A prima dela também foi atingida no tórax e sobreviveu. Outras duas pessoas foram incluídas no processo como vítimas de tentativa de homicídio, embora não tenham sido atingidas pelos disparos.

DEFESA NEGOU PARTICIPAÇÃO DE ROBERVAL

Durante o processo, Roberval foi acusado de prestar apoio à ação. A defesa sustentou que ele não participou do homicídio e não possuía conhecimento prévio da conduta que resultou nos disparos.

Os jurados aceitaram a tese defensiva e decidiram pela absolvição. Com isso, Roberval deixou o julgamento como o único dos quatro acusados que não recebeu condenação no caso.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas