01 de janeiro | 2016

Alckmin diz que a reorganização escolar será implantada em 2017

Compartilhe:

Depois de ver escolas invadidas por alunos, por ca­u­sa de plano que previa o fechamento de unidades de ensino no Estado de São Pa­ulo, o governador Geraldo Al­ckmin(foto) afirmou na terça-feira, dia 29, que a reorganização escolar deverá ser implantada no ano letivo de 2017. De acordo com ele, a proposta muito contestada por pais e alunos da rede estadual, principalmente, foi apenas adiada, mas tem retorno assegurado.

“Como houve divergência, vamos usar esse ano pa­ra dialogar, escola por escola, explicando para pais e a­lunos e aí implantamos no ano seguinte”, disse o governador que esteve em Ta­bapuã para a inauguração de 47 casas da Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano (CDHU).

Segundo informação passada anteriormente pe­la dirigente da DRE (Diretoria Regional de Educação), de Barretos, que a­brange Olím­pia, professora Solange Oliveira Bel­lini, se realizada a­gora, a reorganização do sis­tema da rede estadual de ensino mexeria com 1,2 mil alunos aproximadamente a partir do próximo ano letivo.

Além disso, também mexeria com muitos professores que teriam de mudar de escolas para também atender as alterações. Porém, no caso de Olímpia não haveria fechamento de escolas.

Mas mesmo com o recuo do governador, de acordo com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, o próximo ano letivo sofrerá um atraso de 15 dias e os transtornos ficaram para os funcionários das secretarias que tiveram que desfazer as mudanças feitas antes para que tudo pudesse voltar ao normal até a próxima segunda-feira, dia 4.

Por isso, em 2016, o início das aulas que estava previsto pa­ra o dia 1º de fevereiro, foi transferido para o dia 15 do mesmo mês, a fim de possibilitar as mudanças necessárias para que o começo das aulas possa ser efetuado sem prejuízo aos estudantes.

Entre essas mudanças está a nova matrícula para os alunos das escolas que seriam impactadas pela reorganização. Como todas as ma­trículas voltam ao estágio inicial, os estudantes continuarão na mesma escola, em processo que será feito automaticamente, sem a necessidade de solicitação por parte dos responsáveis. A consulta pela internet poderá ser feita a partir do dia 5 de janeiro, no portal da Secretaria da Educação.

Outro fato é que, no novo período de transferência dos estudantes (de 5 a 11 de janeiro), todos os alunos que já pediram transferência para outras unidades de ensino deverão refazer a solicitação em decorrência da não reorganização das escolas. A consulta para saber se a transferência foi efetivada na escola requerida poderá ser feita a partir do dia 22 de janeiro, no portal da Secretaria da Educação.

Além disso, tem que alterar e readaptar toda lo­gís­ti­ca envolvendo a merenda es­colar, transporte, mobiliário e kit de material escolar e, ainda alterar e readaptar a rede de suprimentos, por meio do qual as escolas podem adquirir in­su­mos de limpeza, higiene e material de escritório.

Já para “os professores, o período de atribuição de a­u­las ocorrerá do dia 1.º ao dia 5 de fevereiro. Todas as coordenadorias da Secretaria estão articuladas para o­peracionalizar as mudanças em consonância com as Diretorias de Ensino, garantindo, assim, o menor prejuízo possível aos estudantes”.

“É importante que pais e responsáveis atualizem seus dados no endereço: w­ww.atualizeseusdados.educa­cao.­sp.gov.br. Os dados são importantes para que as escolas mantenham as famílias cientes de todas as novidades e oportunidades de estudos”, finaliza a nota di­vul­ga­da pela secretaria.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas