16 de setembro | 2007

Alinhamento do sol prejudica transmissões de TV via satélite

Compartilhe:

 

O alinhamento do sol que neste período do ano ocorre todos os dias entre 13h40 e 13h55, numa situação idêntica a uma posição de eclipse, é o responsável pela péssima qualidade das imagens de quase todos os canais de televisão que são sintonizados na cidade de Olímpia, através do Sistema Integrado de Televisão (SIT), instalado na praça do jardim Cecap, zona leste da cidade.

A informação foi passada nesta sexta-feira (14) pelo técnico em eletrônica José Laerte Pierin, que durante muitos anos foi responsável oficial pela manutenção do SIT, até que fosse oficialmente afastado na administração do prefeito Luiz Fernando Carneiro.

De acordo com ele trata-se de uma interferência solar que persistirá ainda até o próximo mês de outubro, mas diminuindo aos poucos conforme o sol vai alterando seu posicionamento em relação a esta região.

Pierin explica que neste período do dia todos os canais da parabólica focam chuviscados, prejudicando a Rede Vida e Rede Mulher, SBT, Rede Bandeirantes. Já a Rede TV, que tem sistema transponder completo, não chega a ser afetada.

"Nas parabólicas que trabalham com meio transponder, os sinais chuviscam e chegam quase a sair do ar. São as parabólicas grandes que quase todo mundo usa aqui na região, a Banda C", explicou.

No caso das transmissões digitais o problema também pode ocorrer, porém em outro horário, no momento em que o sol se alinha com os seus satélites. Neste caso ele informa que o período já passou. Aí depois tem as digitais, as digitais acontecem em outro horário, da qual se alinha com o satélite dela. Mas esse período já passou e, há tempos atrás, estava dando Feeding na digital, a imagem saia do ar deixando a tela escura. Já no caso das antenas em UHF a situação explicada por Pierin afeta a rota dos satélites como está acontecendo neste ano. No entanto, afirma que nem sempre é assim. De acordo com ele há anos em que a situação é verificada em relação às transmissões de televisão no período noturno, quando o alinhamento afeta as rotas terrestres.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas