20 de maio | 2008

Alunos da Wilquem são bronze na 3.ª Olimpíada de Matemática

Compartilhe:

Dois alunos da Escola Estadual Wilquem Manoel Neves, Wellington Wandrei de Toledo, de 12 anos, que cursa a 7.ª série, e Gabriele Albano Barreira, de 13 anos, que cursa a 8.ª série, ficaram com medalhe de bronze na 3.ª Olimpíada Nacional de Matemática, realizada no ano de 2007, pelo Ministério da Educação.

Da cidade de Olímpia apenas esses alunos ganharam medalhas que receberão em solenidade a ser realizada na cidade de São Paulo. A olimpíada é realizada em duas fases a primeira no mês de agosto e a segunda, ou seja, a fase final, no mês de novembro.

Na primeira fase são duas questões de alternativas inclusive com nota de corte, com o objetivo de escolher os melhores para irem à segunda fase, realizada na Escola Capitão Narciso Bertolino. Nesta segunda fase, são cinco ou seis questões – dependendo do nível – dissertativas, com o aluno formulando e justificando os exercícios.

Gabriele, por exemplo, já participa das Olimpíadas desde o ano de 2005, quando ganhou menção honrosa. Em 2006, segunda participação, ela ganhou a bolsa de iniciação científica na Unesp em São José do Rio Preto. Já em 2007, ganhou a medalha junto com a bolsa novamente.

A entrega das medalhas acontecerá no sábado, dia 24, no Memorial da América Latina, na cidade de São Paulo, às 14 horas. “Minha mãe e minha vó ficaram felizes. Minha mãe foi professora minha e do Wellington, da Débora e do Matheus. Ela conhece a maioria dos alunos e ficou super contente”, disse Gabriele.

“Foi bom para especializar o ensino porque além da matemática, são usadas outras matérias para interpretar exercícios. Esta é segunda vez que participo. Na primeira vez apenas passei para a segunda fase. Agora ganhei a medalha e a bolsa de iniciação em Rio Preto”, avalia Wellington. Outros três alunos da escola também ganharam menção honrosa.

Os dois alunos foram os únicos que conseguiram medalhas em meio a outros de outras 70 escolas que participaram da competição.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas