16 de junho | 2021

Barretos e até Embaúba decretam “lockdown”, Rio Preto Toque de Recolher a partir de 18 horas e Olímpia apenas medidas paliativas

Compartilhe:

 

Medidas de restrição podem não fazer efeito nenhum, enquanto Olímpia chega a 232 mortos na pandemia (15 apenas em junho), quase 60 de média móvel diária de novos contaminados (sem contar a subnotificação) e sem ter leitos de UTI para internação de pacientes graves na região. Na quarta-feira, dia do decreto, 06 aguardavam leitos e UTI e dois de enfermaria na UPA local.


José Antônio Arantes

Comércio não essencial vai atender com balcão na porta, o que poderá provocar mais aglomerações.

Na contramão do que estão entendendo os assessores de saúde das prefeituras da região que acreditam que se está vivendo um dos piores momentos da pandemia e para isso tomaram medidas mais duras para tentar conter o avanço do vírus, a prefeitura de Olímpia baixou um decreto, no final da manhã de quarta-feira, 16, apenas com medidas paliativas que terão pouco ou nenhum efeito para controlar a epidemia.

O grande problema enfrentado pela quase totalidade dos municípios de nossa região, inclusive Olímpia, tem sido o grande número de festas em casas de famílias, edículas, chácaras, sítios e até canaviais na zona rural, onde ocorrem aglomerações entre pessoas que não convivem diariamente, além das filas de bancos que continuam a ser fator de propagação do vírus.

Nestas ocasiões e locais, as pessoas podem passar umas paras outras o Sars-CoV-2 e, em razão disso, praticamente todas as cidades do entorno de Olímpia tomaram medidas para coibir este tipo de atitude negacionista e que vem causando mortes.

Barretos decretrou “lockdown” com tudo fechado e chegou a provocar ainda na noite de terça-feira, 15, filas nos supermercados daquela cidade. Até a pequena Embaúba decretou o “lockdown”.

Catanduva já está com suas ruas praticamente desertas também em pleno “lockdown”. Rio Preto, adotou um Toque de Recolher verdadeiro, com fechamento de tudo após a 18 horas.

MEDIDAS APENAS PALIATIVAS

Olímpia, na contramão da realidade atual, apenas cancelou um feriado municipal, fechou o comércio não essencial, mas autorizou a venda no balcão (sem entrar na loja) e delivery e proibiu o funcionamento de bares até 30 de junho (funcionando apenas em delivery e drive-thru de segunda a sexta-feira), deixando, ainda, o chamado toque de restrição, que não funciona por falta de fiscalização, com previsão para fechamento das atividades às 21 horas.

Com isso, os grandes vilões vão continuar existindo, como as filas em bancos e lotéricas, as festas e, principalmente a movimentação e aglomeração de pessoas no Vale Turismo, a parte da Avenida Aurora Forti Neves, próxima aos parques aquáticos.

Tudo isso, quando Olímpia chega a 232 mortos na pandemia, quase 60 de média móvel diária de novos contaminados (sem contar a subnotificação) e sem ter leitos de UTI para internação de pacientes graves na região. Na quarta-feira, dia do decreto, 06 aguardavam leitos e UTI e dois de enfermaria na UPA local.

Na terça-feira, 16, uma mulher de 35 anos morreu aguardando vaga em hospitais da região. Maria Adriana da Silva, de 35 anos, estava na UPA e morreu. Deu entrada na UPA na segunda-feira, 14, muito mal, mas, embora tenha recebido todos os atendimentos possíveis no local, não resistiu e morreu antes de conseguir vaga para internação. Olímpia vai a 15 mortes em junho. Média é de um óbito por dia. Mês pode ter mais de 30.

VEJA RESUMO DAS MEDIDAS

Em seu site, no final da manhã de quarta-feira, a assessoria de imprensa da prefeitura publicou um resumo das medidas adotadas:

– Diante do quadro de aumento dos casos de Covid-19, em todo o Estado, e da adoção de medidas mais rígidas pelas cidades da região, a Prefeitura de Olímpia também publicou novas regulamentações como forma de diminuir a circulação de pessoas e, assim, buscar frear o avanço da transmissão.

– A primeira delas é a suspensão do feriado municipal do Padroeiro, São João Batista, comemorado em 24 de junho. Segundo o Decreto N.º 7.941/20, nos dias 24 e 25 de junho seria feriado e ponto facultativo, respectivamente, para o expediente dos serviços públicos administrativos. No entanto, o Decreto Nº 8.116/21, publicado no Diário Oficial Eletrônico desta quarta-feira (16), cancela o feriado prolongado na data prevista, podendo o mesmo ser revisto em uma data futura, dependendo da imunização contra a Covid.

– A atitude, de acordo com a publicação, visa, principalmente, coibir a realização de aglomerações em festas e reuniões particulares que poderiam ocorrer devido ao feriado, o que propiciaria ainda mais o contágio no município.

MEDIDAS RESTRITIVAS

– Outra regulamentação também publicada na edição do Diário Oficial desta quarta (16) prevê a adoção de novas regras para alguns setores e atividades, no período das 00h do dia 17 de junho até às 23h59 do dia 30 de junho.

– Entre as medidas tomadas está a suspensão do atendimento presencial de clientes no interior das lojas comerciais dos segmentos não essenciais, não havendo prejuízo do trabalho interno dos funcionários e nem do atendimento por delivery ou retirada drive-thru. Já os bares, cuja atividade preponderante é a venda de bebidas, poderão atender de segunda a sexta, somente das 07h às 17h, com proibição do funcionamento presencial, delivery ou drive-thru, após este horário e também aos sábados e domingos.

– Para os estabelecimentos de alimentação (restaurantes, pizzarias, lanchonetes, food trucks), o funcionamento está autorizado até as 21h, tanto presencial, quanto delivery e entrega, devendo, no entanto, respeitar a diminuição da capacidade de ocupação, sendo permitida somente duas pessoas por mesa, com distanciamento de 2 metros entre as mesas; atendimento somente a clientes sentados, entre outras regras. A diminuição da capacidade também vale para os serviços de alimentação existentes dentro dos meios de hospedagem.

– Ainda sobre as atividades turísticas, no período vigente do decreto, a hotelaria terá a capacidade reduzida para 40% e os parques deverão funcionar com 30% do total, respeitando todos os protocolos recomendados.

– Também estão suspensas, no intervalo de tempo, as atividades de ambulantes, esportes coletivos, eventos, festas, convenções e atividades culturais, sob pena de multa para quem organizar ou participar de eventos, bem como a proibição do consumo de bebidas alcoólicas em vias e espaços públicos.

– O descumprimento das normas prevê penalidades aos responsáveis. As regulamentações completas de outros setores estão detalhadas no decreto que pode ser conferido abaixo. As demais atividades não contempladas neste novo decreto devem seguir as medidas e os protocolos vigentes nos decretos anteriores.

CLIQUE ABAIXO E VEJA O DECRETO NA ÍNTEGRA

Diario Oficial – Suspensão Feriado e Novas Medidas

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas