03 de maio | 2022

Benito passa o bastão para seu fiel parceiro na construção do Thermas

Compartilhe:

 

UM CICLO QUE SE RENOVA!
– Benito e Jorge: Uma dupla com quase meio século de história e mais de 50 batalhas vencidas.
– Noronha e Benatti: uma nova fase que se inicia que pode resultar em dezenas de outros sonhos que serão transformados em atrações e num Novo Thermas, do outro lado do riacho Olhos D’água.

 

José Antônio Arantes

Já se passaram quase 40 anos desde o dia que este jornalista ficou sabendo da intenção de se aproveitar as águas de um poço de aproximadamente 1000 metros de profundidade, próximo da rodovia Assis Chateaubriand, aberto para encontrar Petróleo, mas cuja perfuração foi paralisada ao atingir as rochas existentes na base de um rio subterrâneo chamado Aquífero Guarani.

Esta Folha ainda engatinhava, com os seus então cinco anos de idade. A ideia, no entanto, vinha de um empresário visionário e bem sucedido que já tinha reunido amigos para montar uma torre de repetição de canais de TV e, claro, demonstrava uma inquietude notória e intenção clara de fazer alguma coisa que pudesse alavancar o desenvolvimento da cidade que o acolhera e onde criava os seus filhos.

A ideia surgiu após o empresário Benito Benatti, em conversa com amigos, ficar sabendo do poço da Petrobrás, de onde se poderia extrair água quente e estava lá parado, tamponado, cercado por laranjeiras (daí surgiu o nome fantasia de Thermas dos Laranjais) à espera de alguém que fosse despertá-lo.

TUDO COMEÇOU NUMA ÉPOCA
EM QUE TURISMO ERA COISA DE EUROPEU

Daí, para a viabilização, embora tenha sido rápida, foram muitas as barreiras enfrentadas e, entre elas, a maior acabou sendo a própria descrença daqueles que formavam seu circulo de amizades e as chamadas “autoridades” da época, pois era difícil acreditar em atrações aquáticas, em parque aquático, em turismo, tudo isso era muito distante da realidade de uma cidade eminentemente agrícola, folclórica.

Após muitas marchas e contramarchas, os títulos de um sonho começaram a ser vendidos, primeiro para os amigos, depois para representantes de famílias tradicionais da cidade e para a população.

Muitas reuniões foram realizadas e o primeiro passo importante foi a busca por um terreno que não ficasse muito longe, nem da cidade e nem do poço onde se extrairia aquele que seria o líquido precioso que elevaria Olímpia à condição de uma Estância Turística.

PARCERIA COM JORGE NORONHA
COMEÇOU EM 1984

A área escolhida pertencia a Renato Augusto Costa Neves que cedeu o terreno para construção do clube que acabou levando o nome de seu pai, o pioneiro da educação local, Antonio Augusto Reis Neves.

Através do decorador Dair de Faria, o empresário acabou conhecendo o arquiteto Jorge Luis Noronha Dias, que elaborou o primeiro esboço do que seria o clube.

Foi no dia 10 de dezembro de 1984, na sede da Associação Comercial e Industrial de Olímpia, que se deu a formação e posse da primeira Diretoria Executiva tendo à frente o empresário como presidente.

Na ocasião estiveram presentes 65 pessoas e dentre estas, as que se tornaram sócias ganharam a condição de Sócios Fundadores e Conselheiros Vitalícios.

THERMAS COMEÇOU
A SER CONSTRUÍDO EM 1985

As obras tiveram início em 24 de junho de 1985 e o clube teve sua inauguração em 07 de novembro de 1987, entregando aos seus associados o prédio da secretaria, a portaria e as piscinas do tobogã e gêmeas, dando início a uma saga que uniu o empresário sonhador e aquele que colocava seus sonhos no papel e os transformava em realidade.

De lá para cá foi uma grande jornada e já se vão 36 anos em que o empresário Benito Benatti conseguiu transformar em realidade aquilo que havia imaginado e, por isso, sido chamado de visionário sonhador pelos seus próprios amigos.

Agora, após quase quatro décadas, Benito entrega o bastão para o seu fiel escudeiro, Jorge Noronha, o cara que conseguiu enxergar e ajudar a realizar o que era apenas imaginação na mente de um visionário sonhador.

BENITO BENATTI ESTÁ PRESTES
A COMPLETAR 90 ANOS DE IDADE

O empresário, que está prestes a completar 90 anos de vida, continuará por muito tempo indo todos os dias ao parque, ocupando sua sala no setor de engenharia e construção do parque, para continuar, junto com seu fiel escudeiro, participando das principais decisões sobre a maior obra de sua vida (o Thermas) e sonhando com a realização de dezenas de novas atrações (as que já tem “rascunhadas” e as que ainda criará).

Vida longa ao grande ser que este jornalista alcunhou de “prefeito sem pasta”, por ter feito muito mais pela cidade do que a maioria daqueles que ocuparam o trono de chefe do poder executivo do município.

Que ele consiga descansar apenas quando tiver realizado o mais novo sonho que acalenta junto com seu companheiro de jornada, Jorge Noronha, o da construção de um Novo Thermas, do outro lado do riacho Olhos D’água, em área muito maior do que aquela em que conseguiram colocar mais de 55 atrações, que transformaram Olímpia numa cidade turística de renome internacional.

BENITO E JORGE COM CERTEZA
TÊM MUITOS SONHOS PARA SEREM CONCRETIZADOS

Houve apenas uma inversão de iniciais: de BENJOR, agora passou a NOBEN. Mas, com certeza, Olímpia ainda vai ver muitos sonhos transformados em realidade, oriundos da mente visionária daquele cujo nome era utilizado para convocar a bênção e proteção de Deus, pois Benito, que deriva de benedico, pode ser traduzido como “abençoado”, “proteção divina” ou “louvado”; e Jorge, em homenagem a São Jorge, é tido como aquele que apareceu do céu para acompanhar os cristãos nas suas vitórias (veio do Rio de Janeiro para Rio Preto e de lá para Olímpia, para ser o arquiteto do Thermas).

À luta companheiros.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas