23 de março | 2008

Boca Nervosa comemora 25 anos de carreira com show no Thermas

Compartilhe:

 

 O artista olimpiense Edmar Marques Silva (foto), 45 anos, que ficou conhecido internacionalmente por "Boca Nervosa", apelido que ganhou antes mesmo de iniciar sua carreira, na quadra da Escola de Samba Camisa Verde e Branco, na cidade de São Paulo, vai comemorar 25 aos de carreira com um show no próximo dia 11 de abril, no Parque Aquático Thermas dos Laranjais.

Uma ocasião para, além de poder ver o cantor olimpiense apresentar as melhores músicas de sua carreira, também acompanhar outro show com a apresentação da cantora maranhense Alcione, carinhosamente chamada no meio artístico de "Marrom".

Vale ressaltar que a Alcione não fará participação especial em meu show, mas sim apresentará o show. Serão dois shows na mesma noite, cada um com sua banda", explicou.

Boca Nervosa conta que sempre quis fazer um show na cidade de Olímpia, sua terra natal, mas que as constantes viagens sempre impediam de concretizar o que chama até de sonho. Oportunidade para que seus conterrâneos vejam, além de sua arte, o tamanho do espetáculo que apresenta e a própria estrutura com a qual trabalha. "O pessoal aqui da cidade não sabe o que é", asseverou.

"Vamos fazer um show bacana, som, telão, iluminação e vai vários depoimentos de artistas famosos falando sobre os meus 25 anos de carreira e saber que é um pouco mais do filho da cidade de Olímpia. Tive esse sonho e está sendo realizado. Quero ajudar as pessoas que me ajudaram", acrescentou.

Compositor da maioria das músicas que gravou, Boca Nervosa conta que desde os 12 anos de idade compõe suas músicas e que vários artistas, como Eliana de Lima, grupo Virgulóides, gravaram seus trabalhos.

No entanto, para não estender a lista, pára por aí, "Se for falar vai até amanhã de manhã, todo o pessoal que gosta de gravar samba, o pessoal do forró gravou minhas músicas do gênero e assim por diante", brincou.

Seu sucesso mais atual é Relaxa e Goza, lançado no Programa do Jô, dia 5 de outubro de 2007. A música foi parar no Show do Tom, da Rede Record. "Estava trabalhando no "Bofe de Elite". Sou o puxador de samba do "Bofe de Elite" e isso abre as portas de novo para a mídia", disse.

História

Natural da cidade de Olímpia, quando esteve na redação desta Folha, Boca repetiu a história que contou em uma de suas idas ao Programa do Jô, na Rede Globo, talk-show apresentado pelo humorista Jô Soares.

"Desde de criança aqui em Olímpia, que eu falei para Jô Soares, que tinha uma empresa no ramo de "merdas" que se chamava "Grã Merda" e entregava esterco aqui na cidade", lembrou.

Aos 13 anos deixou Olímpia para trabalhar na capital paulista. Embora trabalhando muito, nunca deixou a música de lado. "Sempre trabalhando em construtora ou lavando carros e polindo carros, qualquer coisa que fosse, mas sempre com a minha música do lado", contou.

O sonho da música acabou chegando. Começou numa segunda-feira, enquanto almoçava num restaurante perto da Ponte dos Remédios, na Marginal do Rio Tietê, quando estava trabalhando de motorista no Laticínios Flor da Nata.

Lá encontrou uma pessoa que questionou porque vivia cantando e lhe disse que cantava por que era um cantor. "Ele me disse então pega o violão. Peguei e cantei na hora do almoço e o cara ficou louco comigo e me levou para a Camisa Verde e Branco. Dali começou a minha trajetória", lembra.

Mas o começo não foi assim tão fácil. Ao chegar na quadra da escola de samba, conta Boca Nervosa, "numa segunda-feira, num grupo de pagode e comecei a tremer porque me dei de cara com o Bezerra da Silva e outros sambistas que sonhava conhecer um dia. Conheci a Beth Carvalho. Estava todo mundo lá e a minha voz sumiu. Disse e agora? E eles cobraram: você não ia cantar, então canta. Cantei quatro, cinco horas direto e então o cara disse isso não é uma boca, isso é uma boca nervosa. Então surgiu o apelido Boca Nervosa".

No entanto, mesmo fazendo sucesso, o primeiro disco gravado aconteceu somente em março de 1983, com apoio da família Zangirolami. "Foi quando vim para Olímpia outra vez e falei com os meus padrinhos, a família Zangirolami, que arrumou o dinheiro para gravar o meu primeiro compacto".

Em 1984 gravou o primeiro LP (Long Player) e bateu o recorde de vendas no ano. Foram 600 mil cópias do disco "Nego Veio". Daí para frente não parou mais e logo fez sua primeira viagem para fora do Brasil.

A primeira viagem internacional foi ao Japão. Depois vieram mais da metade da América do Sul e Europa. "O ano passado fui a Zurique, na Suíça. Espanha, Portugal, Angola, agora voltarei a Portugal e Alemanha. Estou trabalhando direto e levando o nome de Olímpia para tudo quanto é canto onde vá", comemora. Boca Nervosa já gravou 15 discos.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas