21 de março | 2007

Cadeia de Olímpia é desativada depois de 65 anos

Compartilhe:

Depois de aproximadamente 65 anos de funcionamento, a cadeia pública de Olímpia foi desativada na quarta-feira (21), atendendo determinação judicial através da portaria nº 01/2007, datada de 23 de janeiro, assinada pela juíza de direito Adriane Bandeira. Os 48 presos que estavam encarcerados em Olímpia foram transferidos para as cadeias de Colina, Severínia e Altair.

Como se sabe, a portaria determinando a desativação da cadeia pública de Olímpia, foi baixada após a justiça receber o parecer favorável da juíza-auxiliar da Corregedoria Geral de Justiça, Carmem Lúcia da Silva, contando com a autorização do desembargador corregedor geral de justiça Gilberto Passos Freitas.

A interdição aconteceu em razão das precárias condições do prédio, comprovadas por laudos periciais, que detectaram problemas referentes a salubridade e a segurança (constantes fugas, entre elas, a maior registrada em 21 de abril do ano passado, quando 32 presos fugiram).

A determinação judicial deu prazo de 60 dias para a desativação da cadeia. A data limite era ontem. Inicialmente presos condenados foram transferidos para as penitenciárias do Estado de São Paulo (Balbinos, Serra Azul, Getulina, entre outras). Na quarta-feira, os 48 detentos foram transferidos para Colina (26), Severínia (21) e Altair (1).

Sobre a desativação da cadeia de Olímpia, o delegado Seccional, João Ozink, declarou que "determinação judicial não se discute, se cumpre". No entanto, em entrevista concedida a rádio Difusora, ele deixava transparecer estar irritado com a desativação da cadeia, chegando a afirmar que no seu entendimento a cadeia de Olímpia não tinha problema de superpopulação carcerária.

No entanto, o delegado seccional admitiu que com as escoltas de presos estando a cargo dos policiais civis, o trabalho de investigação em Olímpia poderá ficar prejudicado, pois a maioria dos presos transferidos não é de condenados e estão com audiências marcadas no Fórum de Olímpia.

Também o delegado seccional não informou nada sobre a possibilidade de aumentar o efetivo da polícia civil de Olímpia. No local da cadeia o prédio ficará vazio e no andar superior continuará funcionando a delegacia de polícia de Olímpia.

Transferidos para a cadeia de Colina

Paulo Henrique Marques (Furto/flagrante), Everton Smolari Barbosa de Jesus (Roubo/preventiva), Almir Hipolito (roubo e furto/preventiva), João Batista (roubo/flagrante), Edemilson Arnaldo Xavier de Lima, o "Cavalo" (Homicídio/preventiva), Flávio Fernando Rosa, o"Xangai" (Furto/flagrante), Flávio Correia Branco (Roubo/preventiva), Alex Aparecido de Souza, "Alex Zum" (Roubo/preventiva), Cedenir de Pádua Inácio (furto/flagrante), André Ventura da Silva (Furto/flagrante), Jair Narciso (tráfico/flagrante), Anderson Bruno Nunes da Silva, o "Neguinho" (furto/preventiva), Anderson da Silva, o "Chula" (Roubo/condenado a cinco anos e dez meses), José Pereira da Silva Filho, o "Pernanbuco" (Tentativa de homicídio/preventiva), Leonardo Henrique Mirota (extorsão/condenado a 4 anos), Luís Fernando Bercari (incêndio criminoso e formação de quadrilha/flagrante), Pedro Antônio de Carvalho (Atentado violento ao pudor/preventiva), Robson Shoeder (furto/condenado a dois anos), Tiago Perpéto Ceolin (tráfico/flagrante), Wladimir Jesus de Andrade Filho (tráfico/flagrante), Valmir Alves de Souza (furto/condenado a dois anos e oito meses), Geovani Domingos Franco (tentativa de homicídio/flagrante), Ary Alves Miranda Júnior (tráfico/flagrante), João Ricardo Correia da Cunha (tráfico/flagrante) e Paulo Ferreira (Furto/condenado a dois ano e quatro meses).

Transferido para a cadeia de Altair

Luís Antônio de Tofoli (Homicídio/flagrante)

Transferidos para a cadeia de Severínia

Alex Francelino da Silva (furto/flagrante), Leandro Soares (tráfico/flagrante), Anderson Henrique Cardoso, o "Nego" (homicídio/preventiva), Anderson Perpétuo Copili de Souza (roubo/preventiva), André Ricardo Ambrósio, o "Pelé" (roubo/condenado a sete anos e três meses), Antônio Marcos Moura Peres (homicídio/flagrante), Antônio Perpetuo Sartoreli, o "Nininho" (tráfico/preventiva), Antonio Donizete Guolo (homicídio/preventiva), Carlinho Monteiro (homicídio/preventiva), Fagner Luís Ribeiro (tráfico/preventiva), Roberto Gomes Ferreira, o "Betinho" (tráfico/preventiva), João Batista Ribeiro (Furto/flagrante), José Adriano Silva (tráfico/flagrante) José Vanderlei de Souza Silva (roubo/preventiva), Luciano Ferreira Borges (tráfico/flagrante), Marcelo Carvalho do Nascimento (tráfico/flagrante), Ricardo Martins Lopes Victor (homicídio/preventiva), Salvador Vieira (tráfico/flagrante), Cláudio Donizete Rami (tráfico/flagrante), Renan Riscali de Lima, o "Peru" (porte ilegal de arma e ameaça/flagrante) e José Roberto Pires de Souza (tentativa de homicídio/preventiva).

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas