25 de março | 2007

Cadeia de Olímpia será transformada em Ciretran

Compartilhe:

 

 O local onde funcionava a cadeia pública de Olímpia, interditada e desativada pela justiça por causa das péssimas condições que apresentava, vai passar por uma reforma para abrigar a Ciretran da cidade. A informação foi passada no final da manhã da sexta-feira (23) desta semana pelo prefeito Luiz Fernando Carneiro, ao comentar a desativação.

"Da nossa parte vamos fazer um convênio com a secretaria, vamos reformar ali onde ficavam os detentos pra instalar a Ciretran e poder acomodar, tirar de onde se encontra hoje pra ir ali para a rua São João, onde era a cadeia pública e com isso não vai mais existir cadeia na nossa cidade", disse.

O prédio, segundo ele, pertence ao governo do Estado: "A prefeitura, antes de mais nada, não tem nada com isso. Isso é uma obrigação, um dever do estado. A prefeitura, na medida do possível, acaba ajudando em algumas reformas, atendimentos precários com questão da instalação e agora nós vamos fazer um convênio e devemos reformar a parte inferior, que a superior já está reformada, para acomodar a Ciretran e poder melhor atender os usuários da delegacia responsável pela questão de trânsito da nossa cidade. Precisa de bastante espaço por causa do arquivo, principalmente. Então a gente já entrou em contato com o delegado Dr. Leonardo, vamos falar também com o dr. João Ozinski para viabilizar esse convênio e podermos investir recursos municipais nessa reforma e poder acomodar a Ciretran".

Já quanto aos presos, afirmou que cabe ao estado, que consta vai continuar a mandá-los para Severínia, Colina, Altair: "até se resolver essa situação, que no meu modo de ver, somente com a construção de um CDP na cidade sede da nossa região administrativa, que é Barretos".

Sobre construir o CDP em Olímpia argumentou: "Isso foi um fato aventado e nunca o foi oficialmente. É uma especulação de que deveria ser feito aqui em Olímpia, que Olímpia teria disponibilizado um terreno, uma área, mas, oficialmente, por parte do governo do estado, de quem é a competência pra construção desse CDP, nunca foi feito nada com relação a Olímpia".

Para Carneiro é lógica a construção de CDP em Barretos: "porque se a sede político-administrativa da nossa região é Barretos, não tem porque. O comando está lá em Barretos. A seccional da civil, da policia militar está tudo em Barretos, então deve ser construído na região de Barretos, na cidade de Barretos, para atender toda a região que está sob a infra-estrutura, a obrigação de fazer o que é Barretos".

Sobre a interdição da cadeia de Olímpia, para o prefeito apenas empurraram o problema para outras cidades. Ele conta que como médico do estado há cerca de 10 anos atrás fez um laudo das condições que já eram precárias, mas que a secretaria responsável pela cadeia (segurança pública) não tomou as providências necessárias. "E acabou dando no que deu. Interdição judicial por falta de condições de acomodação dos detentos daqui da nossa cidade", acrescentou.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas