19 de agosto | 2007

Cai procura por hotéis por causa da Festa do Peão de Barretos

Compartilhe:

 

Embora para alguns o fato de levar grandes públicos a eventos seja de natureza cultural ou popular, seja de grande importância, o resultado que vem sendo obtido pelos responsáveis pela organização da Festa do Peão de Barretos demonstra que a fama que o evento adquiriu com o passar dos anos está, agora, na verdade prejudicando os resultados que são esperados.

Para se chegar a esta conclusão basta analisar a procura pelos hotéis e pousadas da cidade de Olímpia, que a cada ano que passa tem demonstrado essa queda, para alguns, até vertiginosa. Quer dizer: já não se procura pela festa de Barretos como antigamente.

Nesta semana a reportagem desta Folha entrevistou representantes de vários hotéis da cidade de Olímpia que tempos atrás chegavam a recusar turistas que tinham como destino a cidade de Barretos, mas que estavam a procura de vagas em hotéis que ficassem o mais próximo possível do local onde a festa acontece.

No entanto, o que se percebe é que os turistas que passam por Olímpia neste final de semana dividem seu tempo entre a festa de Barretos e o Parque Aquático Thermas dos Laranjais. "O mesmo pessoal que está vindo para a festa do peão vem também para o Thermas", afirma Aline Ranzoni Dias, recepcionista do Hotel Villa Rebelato.

O crescimento da ausência de hóspedes que estão deixando de vir por causa de Barretos não é nova, segundo conta Paulo Eduardo Castro Bonini, proprietário do Hotel Municipal. Embora tenha se acentuado nos dois últimos anos, ele informa que já vem sendo verificado desde o ano de 1997. "A festa do peão caiu nos últimos 10 anos e não é mais como era. Não tem muita procura", avaliou.

No Fênix Hotel, por exemplo, considerando os hóspedes que vêm por causa de Barretos e os que vêm por causa do Thermas, a recepcionista Tatiane Ferreira dos Santos informou, na quinta-feira (16), que pelo menos cinco por cento dos leitos ainda estavam vagos.

De acordo com ela, embora tenha reservas para lotar o estabelecimento no próximo final de semana, no espaço de sete dias até lá a procura não é tão grande, com as reservas chegando apenas ao que representa cerca de 30% da lotação total.

Finais se semanas

Situação quase que idêntica se verificava no Didi Max Hotel, onde a proprietária Selma Cristina Salmazzo informou que estava praticamente lotado, mas apenas para os finais de semanas: "Para o meio da semana ainda tenho algumas vagas".

Porém, se em alguns hotéis há uma divisão quase que equânime entre turistas para o Thermas e para Barretos, com alguns dividindo-se entre ambos, no Hotel Olímpia, de acordo com a recepcionista Valquiria Mendes, a procura também é pequena e com o detalhe que com interesse maior pelo parque aquático de Olímpia. Já em relação à festa de Barretos comentou: "Cada ano que passa vem diminuindo". Mas há proprietário, principalmente de pousada, como no caso de Luís Carlos do Vale, da Bem Estar, que até dá preferência a receber turistas que venham por causa do Thermas. "Para esse ano só tenho 10% para a festa do peão", explicou.

A queda da procura por causa de Barretos também é apontada por Luiza Lopes Blanco, proprietária da Estância Blanco, que informou ainda ter vagas para os próximos dias. "Só sei te dizer que esse ano está fraco. No ano passado foi melhor", comparou.

Mesmo esperando uma queda na procura por vagas, Mirian Gottardo Castro, responsável pelas reservas na Pousada Brilho do Sol, se disse até assustada com o que vem verificando. "A gente percebeu que a procura não está compatível com o ano passado, mas a gente até assustou um pouco. Parece que os preços são muito altos para shows não muito agradáveis ao público. Teve uma queda de 50% de queda pela procura em relação ao ano passado", afirmou.

Segundo a proprietária da Pousada Vista Alegre, Ana Augusta Martins Lopes, a procura é normal e com um aumento já esperado. Entretanto, assevera que isso ocorre principalmente em relação aos finais de semana da festa. "Durante a semana não", definiu.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas