28 de abril | 2025
Campanha de prevenção ao câncer realizará mais de 3 mil exames gratuitos em Olímpia
Carreta do Hospital de Amor atenderá de 2 de junho a 8 de julho; população deve procurar as unidades de saúde para agendar exames de mama, colo do útero e colorretal

Segundo a programação, serão oferecidos 1.773 exames de mamografia, 1.150 de Papanicolau e 300 testes de rastreamento para câncer colorretal (FIT). O atendimento ocorrerá mediante agendamento prévio nas unidades de saúde do município, sendo necessária a apresentação de RG, CPF, comprovante de residência e Cartão SUS — originais e cópias.
CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO
VARIAM POR TIPO DE EXAME
As mamografias são destinadas a mulheres de 40 a 69 anos, com periodicidade anual para aquelas entre 40 e 49 anos e bienal para a faixa de 50 a 69 anos. Já o exame de Papanicolau é recomendado para mulheres de 25 a 64 anos.
O rastreamento de câncer de cólon e reto é indicado a homens e mulheres de 50 a 65 anos que não tenham realizado colonoscopia ou retossigmoidoscopia nos últimos cinco anos.
VAGAS SÃO LIMITADAS
E MARCAÇÃO É OBRIGATÓRIA
A marcação dos exames é obrigatória e será feita conforme a disponibilidade de vagas e horários oferecidos pela campanha. Os interessados devem procurar as unidades de saúde o quanto antes para garantir o atendimento, visto que a quantidade de exames é limitada.
Na sexta-feira, 25 de abril, profissionais da saúde de Olímpia, incluindo enfermeiras e agentes comunitários, participaram de um treinamento específico sobre rastreio, busca ativa de pacientes, cadastramento e agendamento de exames, visando organizar e agilizar o processo de atendimento durante o período da campanha.
ATENDIMENTO SERÁ FEITO
COM APOIO DA SECRETARIA DE SAÚDE
A campanha será realizada com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Olímpia, responsável por fornecer toda a estrutura necessária para a permanência da unidade móvel no município e pela mobilização da população-alvo para a realização dos exames preventivos.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!
Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!






