16 de julho | 2009

Comissão abre inscrições para Salão de Pinturas e Artes do Fefol

Compartilhe:

A comissão organizadora abriu as inscrições para os interessados em participar do 20º Salão de Pinturas e Artes Alvacir Ribeiro de Souza, que sempre aconteceu dentro da programação do Festival Nacional de Folclore (Fefol). Os candidatos têm até o dia 25 de julho para se inscreverem na Casa de Cultura Álvaro Marreta Cassiano Ayusso, de Olímpia. A seleção das obras acontecerá no dia 1º de agosto, também na Casa de Cultura, e será feita por jurados convidados que virão de outras cidades.

De acordo com a informação divulgada, podem participar artistas profissionais e amadores nas seguintes modalidades: pintura, artesanato, escultura, literatura e fotografia. Na categoria pintura infanto-juvenil podem participar somente artistas locais.

O evento, que integra a programação do Festival do Folclore de Olímpia, está sendo promovido pela Olimpiarte, com apoio do SESC, da Associação de Defesa do Folclore Brasileiro e da Prefeitura de Olímpia.

A artista plástica Reunique Puttini, presidente da Olimpiarte, explica que só serão aceitas telas com o tema Folclore. As obras selecionadas ficarão expostas no Espaço Cultural Laura Haidar, no Recinto de Exposição e Atividades Folclóricas Professor José Sant’anna, no período de 8 a 16 de agosto, no horário entre 14 e 23 horas. A premiação acontecerá no dia 14.

Cada artista terá o direito de participar no máximo com três obras em cada modalidade, segundo o regulamento. As obras deverão ser originais e inéditas. A taxa de inscrição será de R$ 10 para cada modalidade. Cada artista receberá apenas um prêmio em cada modalidade (moderna ou acadêmica).

A retirada deve ser feita após uma semana do evento. Ainda de acordo com o regulamento, o envio e a retirada das obras são de responsabilidade exclusiva dos inscritos, sendo que a comissão organizadora não se responsabilizará por danos que os trabalhos enviados sofram, cabendo aos artistas segurá-los contra riscos de qualquer natureza.

Além disso, o artista deverá assinar este termo de aceitação e compromisso com a comissão organizadora. Todos receberão certificado de participação e cada artista terá pelo menos uma obra exposta no salão do festival. Segundo Reunique Puttini, 10% do valor das obras comercializadas serão destinados a Olimpiarte. “Vale lembrar que as obras que não forem retiradas dentro de 6 meses, serão consideradas acervo da Casa de Cultura ou da Olimpiarte”, explica.

Os candidatos podem concorrer nas modalidades pintura, artesanato, escultura, fotografia e poesia. Além disso, haverá uma amostra de pintura na modalidade infanto-juvenil, com participação das escolas da rede municipal de ensino.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas