03 de outubro | 2021

Creche Imaculada chega aos 34 anos cuidando de 75 crianças, mas com planos de atender muito mais

Compartilhe:

 

APOIO PARA AMPLIAR!
A Creche Cidade Imaculada foi fundada e funciona desde outubro de 1987. Imaculada tem planos para 2022 para ampliar o atendimento e os serviços prestados.


A creche de Imaculada, na Avenida Bartholomeu Íttavo, 695, no Jardim São Francisco, fundada há mais de três décadas, atende hoje 75 crianças, mas tem projetos para atender muito mais.

Segundo a irmã Helenice (foto), são crianças entre 4 meses a 04 anos, em período integral, das 07h00 às 17h00, fornecendo-lhes 05 refeições diárias.

“Nestas três décadas de existência, aproximadamente 2.500 crianças passaram pela Cidade da Imaculada. E isso tudo graças à dedicação e generosidade de inúmeros amigos e benfeitores. Hoje, temos a alegria de cuidar dos filhos dos “primeiros filhos” Cidade da Imaculada”, afirmou.

AMPLICAR ATENDIMENTO

A entidade, no entanto, tem projetos voltados para a comunidade. Queremos muito fazer a diferença e ampliar cada vez mais o atendimento às famílias que tanto nos procuram, disse Cláudia Caetano (foto), psicopedagoga que trabalha na parte da formação docente da creche.

A Creche Cidade Imaculada existe desde outubro de 1987. Desenvolve um trabalho educativo com as famílias priorizando os pais que trabalham e que precisam de um lugar seguro para deixar os seus filhos. Atende crianças de 4 meses a 4 anos, desenvolve um trabalho em parceria com a Secretaria de Educação do Município, mas a entidade é filantrópica, depende muito das doações da comunidade.

Atualmente atende cerca de 75 crianças, mas com a possibilidade de muito breve atender um número maior, pois está passando por reformulações tanto na parte institucional, quanto na parte educacional.

ESPIRITUALIDADE FRANCISCANA DE SEMEAR A PAZ E O BEM

Irmã Helenice agradece todo o carinho e a dedicação de quem tem apoiado esse projeto durante os 34 anos de existência da Imaculada. E destaca que a espiritualidade franciscana de semear a paz e o bem, fortalecendo os vínculos familiares, junto com a sociedade contribuem para o desenvolvimento dessas crianças”.

A irmã disse que todas as doações que chegam na creche são bem-vindas, inclusive tem recebido várias ajudas da sociedade que tem revertido em cestas básicas para famílias, fraldas geriátricas, leite para crianças, medicamentos.

Fazemos também todos os meses um brechó, onde as famílias ajudam com artigos que não usam mais e tudo que chega é revertido em benefícios, sempre realizado por volta do dia 10 de cada mês, pelo período das 9 às 15 horas.

FILOSOFIA FRANCISCANA DE ATENDIMENTO HUMANITÁRIO

A psicopedagoga Cláudia Caetano, por sua vez, afirma que abraçou a instituição com muito carinho, vendo as necessidades das crianças o que a ajudou a enriquecer ainda mais na sua profissão.

“Atendemos as famílias que precisam de apoio profissional para atendimento das crianças na área pedagógica. Temos uma formação docente, que leva em conta a filosofia franciscana de atendimento humanitário e humildade”, explica.

Caetano complementa dizendo que tem um projeto já em andamento, que é o Recrescer que atende também adolescentes com a necessidade atendimento educacional diferenciado. “Recentemente a instituição foi presenteada com um projeto que se chama Escola da Inteligência, para atender melhor as crianças que precisam de um olhar mais apurado para as questões educacionais”, disse.

CRIANÇAS VIVEM VÁRIOS MOMENTOS DURANTE TODO O DIA

Na rotina da creche a criança tem o momento do encontro com o amigo, o momento do café da manhã, depois o momento pedagógico, momento lúdico, tem a piscina, tem um parquinho, almoço, momento do soninho, momento da recreação, lanche final e depois eles vão embora para casa. Uma rotina que começa de manhã e vai até a tarde.

Existe um refeitório, com mesas e cadeiras no tamanho certo para acomodar as crianças, onde almoçam e depois têm uma sobremesa. Tem um dormitório e um lugar amplo para as crianças brincarem.

Irmã Helenice mostrou que existe um pavilhão em reforma onde funcionará a área administrativa, pedagógica e duas salas de aulas da creche.

Segundo Claudia, no final do ano haverá um fechamento do ano letivo, chamado de Fechamento Encantado. Terão um momento de um Sarau Literário e Natalino para mostrar todo o trabalho dos professores, independente da pandemia, a educação existiu.  Será mostrado também que as crianças tiveram o melhor, e terá a entrega dos espaços novos, inclusive com a sala de Inteligência, onde serão trabalhadas as emoções, com momento lúdico, sala colorida, fantoches, pufes, livros.

SEJA UM “AMIGO DA CRECHE”

“Amigo da Creche”. Seja você também um amigo benfeitor desta obra. Para isso você pode entrar no site https://www.cidadedaimaculada.org.br/ ou na página do Facebook da entidade em https://www.facebook.com/cidadedaimaculada/

Mas você pode também visitar o local na Avenida Bartholomeu Íttavo, 695, no Jardim São Francisco.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas