07 de dezembro | 2009

Dúvida sobre tamanho do pênis pode gerar insegurança

Compartilhe:

A dúvida sobre ter ou não um órgão sexual – pênis – do tamanho que seja suficiente, pode acabar gerando insegurança no adolescente e, conseqüentemente, o recolhimento social que o leva a se afastar das pessoas com as quais convive. A observação foi feita pe­la psicóloga Re­jane Bro­nhara Put­tini, que falou sobre o assunto pa­ra a reportagem desta Folha.

Tudo começa, segundo ela, com as comparações inevitáveis dentro dos banheiros das escolas. “Se for muito diferenciado ou se ele achar que é muito diferente, com certeza poderá trazer até mesmo uma insegurança, uma timidez. Por isso é bom ele (adolescente) procurar ajuda”, comentou.

No entanto, o assunto é considerado um grande ‘tabu’. A psicóloga, por exemplo, conta que ainda não atendeu nenhum caso específico de adolescente apresentando esse tipo de problema. Mas garante que ele existe e que a situação se complica por causa da vergonha que sente de falar abertamente sobre a questão.

“Acho que vem (problema) muito mascarado, porque o adolescente homem que chega com a­quele problema de relacionamento, com a auto-estima em baixa, insegurança, se acha um pouco não dotado fisicamente, mas a gen­te vê que se trata de um rapaz normal. Acho que pode estar embutido porque vem a vergonha de falar”, explica.

Esse tipo de dúvida, acredita a psicóloga, surge no período escolar, quando surgem os descobrimentos e as brincadeiras fazendo comparações. “Até mesmo quando o menino tem o primeiro orgasmo, acho que ele já começa a perceber que é algo diferente”, acrescenta.

Nesse ponto a participação da família é importante para ajudar o adolescente. Por isso alerta que é preciso que os pais fiquem bastante atentos ao comportamento dos filhos. “Se perceber que o filho sai do quarto ou do banheiro diferente do que entrou, perguntar se está acontecendo alguma coisa e se ele quer conversar”, orienta.

Nesse caso, que envolve o menino, a figura do pai se oferecendo para conversar pode deixar o filho mais a vontade para falar sobre o assunto.

Observação

Bronhara Puttini explica que é preciso aos pais que observem a­tentamente se o filho está partindo para um recolhimento social, passando a se afastar dos amigos ou mesmo evitar relaci­ona­mentos com as meninas. “Não ter amigos que freqüentem a casa dele e não sair para ir ao cinema, por exemplo, começa a se recolher”, afirma, lembrando que tudo isso pode ser causado pela insegurança que está sentindo. “Se ele se achar mu­i­to diferente mesmo e que não é normal, com certeza com insegurança para se aproximar de uma menina”, reforça.

O tratamento, segundo ela, tem que ser terapêutico, porque não há como medicar um adolescente que está insatisfeito com o tamanho de seu pênis. “A não ser que ele esteja em um quadro depressivo muito alto que não dê para tratar na terapia. Nesse caso, precisa de medicamento, mas acho melhor diagnosticar no começo e não deixar isso se aprofundar”, orienta.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas