09 de março | 2016

Educação estadual abre concursos com vagas para Olímpia

Compartilhe:

Da redação com Portal O Diário

A Secretaria Estadual de Educação abriu concursos públicos para preenchimento de vagas nos municípios de Altair, Colina, Colômbia, Barretos, Guaíra, Guaraci, Jaborandi, Olímpia e Severínia. Trata-se de vagas para os cargos de agente de organização escolar e agente de serviço escolar.

As inscrições vão até o dia 21 de março na sede da diretoria de Ensino da região de Barretos, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. O endereço é a avenida Cel. Silvestre de Lima, número 475, bairro Nogueira e não é cobrada taxa de inscrição.

A dirigente de ensino, Solange de Oliveira Bellini, explicou cada uma das funções para as quais são oferecidas vagas. “Agente de serviço escolar é o antigo  servente de escola, que ajuda na limpeza, na distribuição da merenda quando a escola não conta com esse profissional, e nos arredores da escola também. Já o agente de organização escolar é o antigo inspetor de aluno. Hoje este agente trabalha tanto nas atividades administrativas da escola quanto no acompanhamento dos alunos”, disse.

Ela destacou que serão aproveitados os candidatos classificados de acordo com a demanda de novas escolas e também de acordo com a reposição necessária no quadro das escolas já existentes.

“A autorização do governador, devido a um momento de contenção de despesas é para que estas vagas preencham demandas nas escolas novas, além disso estamos fazendo um levantamento para algumas escolas que estejam com déficit de funcionários”, afirmou.

“O edital de inscrição para esses cargos estará disponível no site da diretoria de ensino através do endereço eletrônico www.debarretos.sp.gov.br e a partir desta semana já podem consultar todas as informações necessárias. Cada um dos cargos terá uma carga horária de 40 horas semanais”, acrescentou a dirigente de ensino, que lembra que o cargo é temporário e é necessário comparecer pessoalmente à diretoria de ensino para fazer a inscrição.

“Há uma isenção de taxas, o candidato não paga nada e basta comparecer à diretoria de ensino e trazer os documentos pessoais. É necessário ser maior de 18 anos para participar do processe seletivo e participar do quadro de funcionários da secretaria de Educação do Estado. É um cargo temporário e vale por apenas um ano”, ressaltou.

Solange Bellini destacou o nível escolar exigido em para cada cargo disponível no processo seletivo e afirmou que a prova será realizada no dia 2 de abril no Jardim Etemp.

“Para o agente de organização escolar é exigido o ensino médio completo e para o agente de serviços escolares basta o ensino fundamental. A prova será realizada no dia 2 de abril na nova escola do Jardim Etemp, a partir das 14 horas, com três horas de duração”, disse.

A dirigente de ensino enfatizou que todas as escolas já contam com estes cargos. “Todas as escolas estaduais já contam com esses cargos trabalhando. O agente de serviço escolar é um cargo em extinção. Já o agente de organização escolar existe como cargo efetivo, através de concurso público, e estamos efetuando este processo seletivo porque os aprovados no último processo seletivo já se esgotaram. Esses profissionais vão atuar junto a gestão da escola sendo um braço direito do diretor e dos professores para organizar o ambiente e torná-lo mais harmonioso e disciplinado”, afirmou.

“O profissional que pretende passar por esse processo eletivo precisa ter em mente que irá trabalhar com adolescentes e que são alunos que gostam muito de conversar e ter um relacionamento mais próximo, portanto precisar estabelecer um relacionamento amigável, mas precisa saber impor limites e orientá-los a respeitar as regras e obedecer as normas da escola”, completou a dirigente, que deixou dicas importantes para quem pretende se dar bem no processo seletivo.

“As dicas para se sair bem nesse processo seletivo são ter um conhecimento básico em matemática e língua portuguesa e conhecimentos gerais, não é uma prova difícil e aquelas pessoas que já trabalharam em escolas podem trazer uma declaração da escola para contar como tempo. Será uma prova objetiva, de múltipla escolha e com cerca de 10 a 20 questões. As pessoas que quiserem mais informações podem entrar no site da diretoria de ensino de Barretos ou ligar para ter acesso a essas informações através do telefone 3321-0110”, concluiu.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas