30 de março | 2020

Empresários e lojistas pedem reabertura do comércio em carreata com dezenas de carros

Compartilhe:

ABRIR OU FECHAR?        Prefeitura alega que vai esperar o prazo do decreto do governador para ver se vai flexibilizar.

Vice-prefeito (prefeito estava em isolamento) e secretários receberam representantes dos comerciantes antes da carreada.

Aproximadamente 30 comerciantes se reuniram na avenida Aurora Forti Neves, nas proximidades do Thermas dos Laranjais, no final da manhã de sexta-feira, 27, por volta das 11 horas, para fazer uma carreata para pressionar as autoridades para reabrir suas lojas.

Os participantes se concentraram no prolongamento da avenida Aurora Forti Neves, onde foi feito o evento do carnaval deste ano e de lá saíram em car­reata buzinando pelas ru­as centrais da cidade. Cerca de 30 automóveis tendo à frente um carro de som to­cando o hino nacional.

Uma das participantes, a lojista Drieli Galindo (fo­to) contou que antes tiveram uma reunião com representantes da prefeitura, onde foram informados que o município não po­de sobrepor o decreto do Jo­ão Dória que decretou a emergência em todo o Estado e que no dia 7 o próprio governador pode fle­xibili­zar a situação.

TEMOS MEDO QUE O CAOS SE INSTALE

“A gente sabe que uma semana parado vai ser mu­ito difícil para comerciantes. Duas semanas vai ser pior ainda e a gente tem me­do que o caos se instale porque vai ter muita gente sem receber, vai ter muita gente sem ganhar. Eu estava conversando com os policiais agora, a crimi­nali­da­de vai aumentar por­que muita gente vai ficar sem ganhar. Então essa é a nossa preocupação. No entanto, estou preocupada com a saúde, estou preocupada com o comércio, eu estou preocupada com crimina­lidade”, destacou.

E continuou: “A gente precisa comer, a gente precisa pagar. Eu vou honrar os meus pagamentos com as minhas funcionárias, e se elas ficarem sem receber? Como que vai ser e­las? Vão ficar sem pagar a­luguel, sem comer. Como que vai ser? E para outras pessoas também? Eu não só me preocupo comigo. Eu estou me preocupando também com outros comerciantes que eu sei que tá difícil também”.

A Prefeitura de Olímpia no final da manhã e antes da passeata emitiu um comunicado dizendo que o vice-prefeito e secretários municipais haviam recebido na manhã de sexta-feira, 27, um grupo de comerciantes da cidade para discutir a reabertura dos estabelecimentos nos próximos dias.

PREFEITURA VAI AGUARDAR 7 DE ABRIL PARA VER SE VAI FLEXIBILIZAR

Durante o encontro, o vi­ce-prefeito municipal, Fábio Martinez – representando o prefeito Fernando Cunha, expôs a situação epidemiológica da cidade e ressaltou que o município não pode sobrepor ao decreto elaborado pelo governador do Estado de São Paulo, João Dória.

Foi esclarecido também que existe uma Ação Cívil Pública, tramitando na Jus­­tiça, que o judiciário negou liminar para vigência imediata por confiar que o Poder Público tem tomado as medidas necessárias até o momento. A ação poderá ter novas decisões a qual­quer momento, que contemplaria as restrições das atividades econômicas e isolamento social, inclusive com pesadas multas financeiras.

A Administração Municipal declara que não tem razão qualquer que não se­­ja da política de saúde pública para restringir a atividade econômica. Desta for­ma, se coloca à disposição para alterar o decreto municipal a qualquer tempo, conforme tem feito. Portanto, a Prefeitura continuará com o movimento da pandemia e seus controles poderão ser flexibi­lizados a qualquer momento.

A Prefeitura afirma ainda que reconhece a legitimidade do movimento dos comerciantes, bem como de todos os olimpienses. Desde o primeiro momento dessa crise, a gestão esteve à disposição para ouvir a população e receber sugestões e reforça que todas as medidas cabíveis estão sendo a­dotadas pelas autoridades municipais para evitar o contágio e garantir a prevenção de todos.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas