04 de dezembro | 2016

Escola Alzira publica livro com textos de concurso de redação

Compartilhe:

A Escola Estadual Professora Alzira Tonelli Zaccarelli, localizada no Jardim Hélio Cazarini, conhecido por Cohab III, na zona sul de Olímpia, publicou um livro contento textos elaborados por alunos que participaram de um concurso de redação organizado pela TV Tem, afiliada da Rede Globo de Televisão, em São José do Rio Preto, durante o mês de outubro deste ano.

A escola decidiu fazer uma coletânea com os textos dos alunos e uma narrativa em especial chamou a atenção da direção da escola e acabou virando um livro.

Esse texto foi elaborado por Camila Apolinário, de 12 anos de idade, que cursa o 6.º ano, que nasceu no bairro em uma família que não tem muitas oportunidades: “aqui na escola eu posso sonhar e eu vou conseguir”.

Camila passa o dia na escola que funciona em período integral e a preferência dela é pela biblioteca: “Meu cantinho preferido é a biblioteca porque aqui é um mundo mágico, aqui você conhece pessoas diferentes, cultura, lugares. É um mundo que você sonha”.

A garota tímida só se solta quando encontra a intimidade entre o lápis e um papel, “porque aqui eu coloco tudo o que eu penso, tudo o que eu acho”.

As oficinas de produção de textos são uma viagem e foi durante uma dessas aulas que a professora convidou os alunos para participar do concurso de redação da TV Tem.

Doze alunos aceitaram o desafio, fizeram rascunhos, revisaram os textos, passaram a história a limpo mais de uma vez e eles tentavam colocar dentro da narrativa os elementos que eles estudaram dentro da sala de aula. Embora os textos tenham sido muito bons a narrativa da Cami­la chamou a atenção e ela foi finalista do concurso na escola.

“Sonhei que viajava na velocidade da luz agarrada na calda de um cometa brilhante e fui parar em um lugar bem distante em um planeta chamado Terra”, começa a narrativa que encantou os professores e alunos acabou virando um livro “A viagem dos meus Sonhos”.

“Acabou envolvendo toda a escola, alguns amigos da escola que nos ajudaram na confecção do livro, e isso na verdade foi um sonho que se tornou realidade”, relata a coordenadora pedagógica Sílvia Pereira dos Santos.

A escola conseguiu imprimir apenas 100 exemplares que serão distribuídos para escolas municipais. “Nós trabalhamos para isso, para que as crianças comecem a se tornar escritores, porque is­so é importante demais, porque uma pessoa hoje com a idade da Camila escrever um livro, sonhar, colocar no papel, isso é muito importante dentro de uma escola”, diz a coordenadora.

“Eu também me vi no texto dela, porque eu sei que ali tem um pedaço de mim, então isso para mim foi muito gratificante”, comemora a professora Valéria de Souza Tavares.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas