16 de agosto | 2012

Escola de Olímpia é 17.ª no IDEB da região noroeste

Compartilhe:

Com nota 7.0, a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Theodomiro da Silva Melo, localizada no Jardim Silva Melo, zona oeste de Olímpia, ficou com a 17.ª colocação no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), no ranking das melhores na avaliação de alunos da 5.ª série da região noroeste.

Na região, segundo levantamento realizado pelo jornal Diário da Região, de São José do Rio Preto, a nota maior obtida foi 7.9. Em todo o País, apenas outras quatro instituições de ensino conseguiram resultado melhor, até 8.1.

Segundo o jornal, entre as 250 escolas municipais e estaduais do ciclo 1 do ensino fundamental (1ª a 4ª séries) de 84 municípios da região, 7.9 foi a nota mais alta. Do total de escolas, 17 tiveram índice na faixa dos 7 e 7,9.

O IDEB é medido a cada dois anos e é apresentado numa escala de zero a dez. Mede a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante e em níveis de aprovação.

Embora o objetivo seja que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2021 (correspondente ao padrão mínimo do ensino de países desenvolvidos), cada escola tem suas próprias metas.

Por outro lado, também segundo o jornal, a cidade tem a 8.ª pior escola da região noroeste no ranking negativo para alunos do 9.º ano. Isto porque a Escola Estadual Professora Alzira Tonelli Zaccarelli obteve apenas a nota 3,7.

MICRORREGIÃO

Na microrregião, Comarca de Olímpia, os destaques positivos são para três escolas de Cajobi, todas em relação a alunos do 9.º ano, uma delas a Escola Municipal de Educação Fundamental (EMEF) Professor Santo Geraldo, que ficou com a 17.ª colocação no ranking regional com nota 5.6.

Ainda em Cajobi, a Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental (EMEIF) Professora Darwin Freitas Ramalho ficou na 24.ª colocação com índice 5.5. Com o mesmo índice aparece na 25.ª colocação a Escola Municipal de Educação Fundamental Saturnina Rosa Secches ocupando o 25.º lugar.

Já o lado negativo, ou seja, entre as piores, mas em relação a alunos da 9.ª série, está a Escola Municipal João Camacho, de Severínia, a terceira pior da região noroeste, com média de 4,2.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas