08 de abril | 2012

Escola de Olímpia é a pior entre nove cidades da região no Idesp

Compartilhe:
 
Tanto quando se fala em ensino fundamental, quanto em relação ao resultado obtido pelo ensino médio, a Escola Estadu
l Professora Alzira Tonelli Zaccarelli, localizada no Jardim Hélio Cazarini, na zona sul de Olímpia, acabou o ano de 2011 como a pior entre todas as nove grandes cidades da região de São José do Rio Preto, no Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado (Idesp).

O Idesp é um indicador de qualidade do ensino elaborado a partir dos resultados do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar (Saresp) e do fluxo escolar.


De acordo com a informação publicada na quarta-feira desta semana, dia 4, pelo jornal Diário da Região, em relação ao 9º ano, último período do ensino fundamental, a escola obteve apenas o índice 1,36.


Mas ela não tomou bomba sozinha. Isso porque também para a mesma fase de ensino, a Escola Estadual Comendador Francisco Bernardes Ferreira, localizada no Distrito de Ribeiro dos Santos, vilarejo localizado na região norte do município de Olímpia, obteve índice 1,88, o terceiro pior entre todas.


Porém, a situação da Escola Alzira Tonelli Zaccarelli não foi ruim apenas na fase de ensino fundamental. A situação crítica se repete em relação ao ensino médio, no qual ela também foi a pior de toda a região analisada pelo jornal com índice de 0,91.


Das 37 instituições regionais “reprovadas”, 24 tiveram recuo no índice em comparação com 2010. A maior queda ocorreu na Francisco Bernardes Ferreira, de Olímpia: de 5,25 em 2010, passou para 2,68 no último ano no ensino médio. Já no segundo ciclo do fundamental, a redução foi ainda maior: de 6 para 1,88.


A escola Alzira Tonelli Zaccarelli ficou entre as 10 piores tanto no 9º ano do fundamental quanto no ensino médio. Helena Delgado, de 59 anos de idade, avó de um aluno da escola, atribui esse desempenho negativo à falta de incentivo aos alunos por parte dos professores. “Eles não passam tarefas e nem trabalhos para serem feitos em casa. Quando não, falam para os alunos irem embora nos dias que têm poucos estudantes na sala”, reclamou, afirmando que pretende trocar o neto de escola.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas