14 de setembro | 2014

Escolas municipais superam IDEB previsto para 2013

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Da redação e assessoria

Por mais um ano a rede municipal de ensino de Olím­pia obteve nota acima da média projetada pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que foi divulgado no dia 5 de setembro, pelo Ministério da Educação.

A cidade aumentou 0,1 no índice da ultima nota 6,2 de 2011 – pontuando índice semelhante aos dos países desenvolvidos – e com isso figurando entre as melhores notas do Estado de São Paulo, nas cidades com mais de 50 mil habitantes.

Nos anos iniciais, a nota de Olímpia foi de 4,7 pontos em 2005, aumentando para 5,2 em 2007, em 2009 alcançando 5,5, finalizando 2011 com 6,2.

De acordo com a secretária da Educação, Eliana Antônia Duarte Bertoncello Monteiro (foto), trata-se de um resultado positivo, já que Olímpia continua figurando entre as melhores notas e acima da média. A secretária ressalta que manter um IDEB de 6,3 é tão difícil quanto aumentar. O Ministério da Educação estipulou a nota 6,3 como meta para 2017 e Olímpia possui esta nota desde 2013.

A secretária destaca os investimentos feitos pela Prefeitura nos últimos anos. “É um conjunto de ações. A valorização dos professores, as escolas funcionando com investimentos na infraestrutura, material didático de qualidade, entre outros”, afirmou. A secretária destacou ainda o trabalho dos profissionais da educação. “Temos que dar todo o mérito para os professores, coordenadores pedagógicos, diretores de escolas e toda a equipe de apoio escolar”, disse.

A meta estadual para 2013 foi de 6,1 e a nacional 5,2 e isso prova que a cidade de Olímpia se manteve acima da média e alcançando êxito nos resultados obtidos nas analises do serviço prestado para a população.

O IDEB

O IDEB, um indicador geral da educação nas redes privada e pública, foi criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e leva em conta dois fatores que interferem na qualidade da educação: rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono).

Além disso, valem as médias de desempenho na Prova Brasil, em uma escala de 0 a 10. As­sim, para que o IDEB de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.

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