21 de fevereiro | 2008

Fundecitrus mantém contribuição por caixa de laranjas por mais dois anos

Compartilhe:


Fruto da sugestão do Centro de Conhecimento em Agronegócio (Pensa), o Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) decidiu manter a contribuição paga pelos citricultores baseada no valor da caixa de laranjas por mais dois anos.

Segundo os estudos realizados pelo Pensa a pedido do Fundecitrus, o período de dois anos para a implantação do novo sistema passando a cobrar a contribuição por pé de laranjas, ajudará a assimilação de uma nova forma de contribuição pela cadeia citrícola.

Para viabilizar novas ações de combate às doenças e pragas dos citros, o Fundecitrus irá propor às indústrias de suco, convênios individuais, nos mesmos moldes que foi feito recentemente com o Greening, para garantir a contribuição por caixa de laranja dos produtores e com complemento das indústrias, durante os dois anos de transição.

O Fundecitrus também está aberto para convênios com outras entidades.

De acordo com Flávio Viegas, presidente da Associação Brasileira de Citricultores (Associtrus), a manutenção da atual forma de contribuição ocorre após diversas reclamações da entidade, que ainda critica o atual estatuto do Fundecitrus, que estaria “servindo apenas a indústria”.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas