24 de maio | 2009

Furtos crescem 2,5% no início de 2009

Compartilhe:

 

O total de ocorrências de furtos registradas em Olímpia no primeiro trimestre deste ano cresceu cerca de 2,5%, quando a comparação é feita com o mesmo período de 2008. Até o final do mês de março as Polícias Civil e Militar registraram ao menos três casos por dia. Pelo menos é isto que se pode depreender do levantamento mostrado no site da Secretaria de Estado da Segurança Pública de São Paulo, verificado nesta semana pela reportagem desta Folha da Região.

Embora não seja muito representativo, a média de 3,2 furtos registrados por dia nos primeiros três meses de 2009, supera a média de 3,1 do mesmo período de 2008. Por incrível que pareça, o mês que mais teve ocorrências de furtos foi fevereiro com o total de 110.

Coincidindo com o mês do carnaval, até por ser o mais curto do ano, com apenas 28 dias, chama a atenção o fato de ser o que mais teve registros desse tipo de ocorrência. O motivo, embora sem uma informação oficial de especialistas no assunto, pode ser o descuido das pessoas quando saem de suas casas. Por ser dentro do período de verão também favorece os ladrões para ficarem na rua à noite toda.

Porém, quando se analisa a média mensal, o ano de 2009, em seus primeiros três meses, não apresenta o maior número. Desde o ano de 2001, quando o levantamento começou a ser mostrado no site, 2003 apresentou média mensal maior no mesmo período, em relação a este ano. Naquele ano a média apurada é de 105 ocorrências por mês, contra 97 neste ano.

Por outro lado, da mesma maneira ocorreu com a quantidade de roubos, quando o ladrão age intimidando a vítima, esteja ou não portando arma de fogo. Esse tipo de crime, que no primeiro trimestre do ano passado teve 14 ocorrências, neste foram registradas 15 ocorrências do gênero nos primeiros três meses.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas