01 de novembro | 2009

Geninho anuncia ex-prefeito Rizzatti na Secretaria de Agricultura

Compartilhe:

Mesmo sem possuir um curso acadêmico ou mesmo de técnico em agricultura, o ex-prefeito José Fernando Rizzatti (foto) deverá ser o primeiro secretário municipal de Agricultura, de Olímpia. Embora ain­da sem a publicação na Imprensa Oficial do Município (IO­M), sua nomeação para o cargo foi confirmada à reportagem desta Folha, no início da manhã desta sexta-feira, dia 30, através de comunicado da assessoria de imprensa.

Zé Rizzatti, como é popularmente conhecido, foi prefeito da cidade duas vezes durante a década de 90. A primeira no período de 1989 a 1992 e a segunda oportunidade em que administrou o município foi entre os anos de 1997 e 2000, quando tentou o terceiro mandato e foi derrotado pelo ex-prefeito Luiz Fernando Carneiro.

No entanto, de acordo com o comunicado da assessoria, o prefeito Eugênio José Zuliani, Ge­nin­ho, ainda não definiu a data da posse oficial de Rizzatti no cargo de secretário. Ele apenas teria informado que haverá uma solenifade especial, inclusive com a presença de alguns deputados.

“Rizzatti é o secretário da Agri­cultura e vamos fazer uma grande posse à sua altura, merecimento e dignidade, é ex-prefeito, conhece Olímpia e a zona rural como ninguém outro. Ele merece e tenho a certeza que fará um grande trabalho”, disse o prefeito.

Para poder nomear Rizzatti no cargo, o prefeito teve que fazer uma alteração dos requisitos para preenchimento da vaga, um deles a exigência de diploma de curso superior, conforme ocorre para a maioria dos cargos em comissão.

Para tanto, se viu obrigado alterar artigo da Lei Orgânica do Município e encaminhou à câmara proposta de Emenda à Lei Orgânica, número 89/2009, que foi aprovada em regime de urgência, no dia 13 de outubro, por seis votos a três, gerando muita polêmica.

Condenações

Por outro lado, Rizzatti poderá ter que devolver mais de R$ 200 mil aos cofres da prefeitura de Olímpia, por causa de uma festa do peão que aconteceu no Recinto de Exposições e Atividades Folclóricas Professor José Sant’anna, no período de 23 a 28 de junho de 1998, dentro das comemorações do Dia do Padroeiro da cidade, São João Batista, que teria sido idealizada pelo filho do ex-prefeito, Gustavo Rizzatti.

Rizzatti foi condenado juntamente com outras três pessoas e uma empresa de José Bonifácio, na ação civil pública número 543/2001, cuja decisão foi prolatada no dia 29 de abril de 2008, pela juíza da 1.ª vara de Olímpia, A­dria­ne Bandeira Pereira, que julgou procedente as acusações do Ministério Público dos Direitos Constitucionais do Cidadão, com base em representação formulada por Gilberto Donizetti Recco, no dia 14 de junho de 1999.

Pouco mais de um ano depois surgiu outra condenação do ex-prefeito de Olímpia. Junto com o ex-juiz de direito, Julio César Afonso Cuginotti, e o também ex-prefeito, José Carlos Mo­rei­ra, podem ter que devolver dinheiro aos cofres municipais, cujo valor ainda não foi calculado pela justiça.

Os três foram condenados pela justiça de Olímpia a devolver solidariamente à prefeitura da cidade, o dinheiro gasto com aluguel de uma casa para o ex-juiz e a quantia referente a 4.156 litros de gasolina usados por Cuginotti no período em que ele atuou como juiz no Fórum de Olímpia.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas