04 de agosto | 2018

Grupo baiano abre apresentações do palco do 54.º Festival de Folclore hoje

Compartilhe:

Um grupo parafolclórico baiano que, segundo os organizadores vem a Olímpia pela primeira vez, vai abrir as apresentações do palco principal 54.º Festival Nacional do Folclore (Fefol), que fica localizado na arena cultural do Recinto de Exposições e Praça das Atividades Folclóricas e Turísticas Professor José Sant’anna, na noite deste sábado, dia 4 de agosto.

Será o Coletivo Candace de Danças Populares Contemporâneas (foto), da cidade de Salvador, grupo que estará pela primeira vez na Capital Nacional do Folclore, trazendo as manifestações baianas e representado aquele estado. Em seu espetáculo, o Candace representa a Festa de Santa Bárbara e a Festa de Iemanjá.

O grupo é constituído por dançarinos intérpretes criadores, denominados DICs, todos eles Licenciados e Mestres em Dança da Universidade Federal da Bahia, sob a direção e concepção de Rita Rodrigues, Mestra em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação (Teatro e Dança) da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

O Coletivo surge a partir da experiência de aprendizagem e criação alcançada através do Programa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES/UFBA), coordenado por Virginia Maria Suzart Rocha.

O segundo grupo a se apresentar é o paraibano Balé Folclórico Sisais, que retorna a Olímpia depois da estreia com sucesso em 2017. O nome Sisais é uma referência ao Sisal, que é extraído do Agave, planta de origem mexicana que faz parte da flora do território do município de Pocinhos – PB. O grupo lavará para o palco o xaxado, quadrilha junina, xote, baião, samba e maracatu, além das festas para Yemanjá, Bumba-Meu-Boi e do Rosário.

Na sequência, terá a apresentação do Conjunto de Folclore Internacional “Os Gaúchos”, de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, também estreiam na nossa festa maior no primeiro sábado e levam para o palco suas indumentárias, ritmos e movimentos característicos.

Em seguida se apresentará a Banda de Congo Beatos de São Benedito, de Vila Velha, Espírito Santo, que mostrará a tradição de louvor a São Benedito que une elementos de origem negra, indígena e cristã.

O Grupo Siriri Flor de Atalaia, de Cuiabá, Mato Grosso, primeiro grupo confirmado anunciado no 54º Festival do Folclore, também será atração no sábado. A agremiação se destaca pela atuante participação de crianças e jovens. Usam como principais instrumentos a viola de cocho/mocho e o ganza.

Encerrando a noite, haverá a apresentação do grupo Nação Maracatu Porto Rico, de Recife mostrando ritmos e muitas cores à arena do Festival.

DOMINGO

A programação do palco principal segue no domingo, dia 5, iniciando com a primeira apresentação de um grupo folclórico de Olímpia, com a Companhia de Santos Reis “Magos do Oriente”.

Em seguida se apresentarão os dois grupos de Lagarto, Sergipe: Grupo Folclórico Parafusos e Grupo Folclórico Taieiras.

A quarta apresentação será do Terno de Moçambique “São Benedito”, de Olímpia; depois o  Grupo Parafolclórico Frutos do Pará – Belém do Pará; Grupo Parafolclórico Frutos da Terra – Olímpia; Grupo de Cultura Nativa Tropeiros da Borborema – Campina Grande, Paraíba; Companhia de Ritmos e Danças Populares “CORDAPES”– Fortaleza/CE, CTG Lalau Miranda – Passo Fundo/RS; Grupo Parafolclórico Raízes de Ouro – Passa e Fica/RN e Grupo Cultural Xique Xique – Maceió/AL.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas