03 de junho | 2007

Grupo parafolclórico do Paraná será novidade no 43.º Fefol

Compartilhe:

 

O Grupo Parafolclórico Pôr do Sol, da cidade de Quinta do Sol, Estado do Paraná, será uma das apresentações inéditas do 43.º Festival do Folclore (Fefol), que neste ano será realizado entre os dias cinco e 12 de agosto.

A vida do grupo teria sido confirmada há cerca de 10 dias. Pelo menos esta é a informação que consta no endereço eletrônico do evento.

Trata-se de um grupo composto por 26 dançarinos, sete músicos, três vocalistas e três coordenadores, que, embora especializado em apresentações de danças e folguedos populares do Estado do Paraná, inclusive premiado em primeiro lugar na XVI Edição do Festival de Dança de Cascavel, em agosto passado, está preparado também para apresentações de outros estados.

Segundo consta no endereço eletrônico do Grupo Parafolclórico "Por do Sol", no repertório constam 26 apresentações, dentre elas: Anú (Fandango), Tonta (Fandango), Marinheiro (Fandango), Mestre Domingues (Fandango), Fita (Fandango), Sabiá (Fandango), Tiraninha (Fandango), Lageana (Fandango), Gralha Azul (Paraná), Barreado (Paraná), Cuá-Fubá (Paraná), Dança do Pezinho (R.G. do Sul), Cana-Verde (R. G. do Sul), Ciranda do Norte (Pernambuco), Seu Manelinho (Ciranda-Pará), Pantaneira (Ciranda-Mato Grosso), Ciranda de Despedida, Maneiro-Pau (Ceará), Araruna (Paraíba), Calango (Minas Gerais), Côco de Roda (Alagoas), Siriri (Mato Grosso), Siriá (Pará), Carimbó (Pará), Carimbó Xô Perú (Pará), Maçariquinho (Pará).

Fundado em outubro de 2002 por iniciativa de uma equipe de professores do Colégio Estadual São Judas Tadeu, do município de Quinta do Sol, o grupo nasceu com o objetivo de resgatar, através da dança, os costumes e tradições do povo paranaense.

Desde o início se dedicou ao estudo do Fandango do Paraná, que é a principal referência cultural do Estado, no que diz respeito à dança folclórica.

Porém, a partir de 2004 passou a pesquisar danças de outras regiões brasileiras, sendo que atualmente em suas apresentações é possível conhecer um pouco de todas as partes do nosso Brasil.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas