06 de julho | 2012

Guaraci receberá kit para implantação de cinema na cidade

Compartilhe:

O município de Guaraci está entre 93 cidades que receberão kits da Secretaria de Estado da Cultura, para implantação de cinemas. Os equipamentos e outros 24 de instrumentos musicais começaram a ser distribuídos nesta semana.

De acordo com o jornal Diário da Região, de São José do Rio Preto, além de Guaraci, Bady Bassitt, Bálsamo, Guapiaçu, Meridiano, Neves Paulista, Pirangi, Riolândia, Santa Fé do Sul e São Francisco, também beneficiadas na região.

A iniciativa faz parte dos programas de incentivo à criação de salas de exibição cinematográfica e de fomento de bandas e fanfarras, que têm como objetivo democratizar o acesso aos bens culturais.

O primeiro prevê a distribuição de tela de projeção, projetor, aparelho de DVD, mesa e caixas de som, além de 43 títulos para exibição. O material pode ser utilizado em espaços públicos, como bibliotecas e auditórios. Ao todo, o investimento ultrapassa R$ 1,1 milhão.

Todas as cidades da região citadas no texto, com exceção de São Francisco, foram contempladas por esse programa. De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2006, dos 645 municípios do Estado apenas 144 possuíam salas de cinema. Desse modo, as doações do governo pretendem minimizar as desigualdades. No ano passado, 44 cidades foram contempladas com o projeto.

Já o segundo programa planeja a entrega de trompete, trombone de vara, bombardino, tuba, flugelhorn, caixa tenor, bumbo, par de prato 16’’, multitom, flauta transversal, saxofone alto e saxofone tenor. A ideia é fomentar a criação de novas bandas e fanfarras, assim como manter as já existentes. O valor total do investimento ficou em torno dos R$ 430 mil. Na região, São Francisco foi a cidade contemplada.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas