27 de maio | 2025

Homem é preso em operação nacional por armazenar pornografia infantil em Altair

Compartilhe:

Jovem de 19 anos foi flagrado com material pornográfico envolvendo crianças e adolescentes em ação da Polícia Civil no bairro CDHU; operação nacional de combate a crimes cibernéticos investiga também apologia ao nazismo e incentivo à automutilação.

Um homem de 19 anos foi preso em flagrante na manhã de terça-feira, 27 de maio, no bairro CDHU, em Altair, acusado de armazenar material pornográfico infantil. A prisão faz parte da “Operação Mão de Ferro 2”, desencadeada pela Polícia Civil do Estado de São Paulo, com participação da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) e da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (DISE) de Barretos, e apoio da Delegacia de Altair.

A ação ocorreu por volta das 6h, quando equipes policiais cumpriram mandado de busca e apreensão domiciliar na residência do suspeito. O objetivo da operação é combater crimes cibernéticos graves, com investigações coordenadas nacionalmente pelo Laboratório de Operações Cibernéticas (CIBERLAB) da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP/MJSP).

INVESTIGAÇÃO APONTOU ADMINISTRAÇÃO
DE CANAL DE CONTEÚDO ILÍCITO

De acordo com informações da polícia, o jovem era administrador de um canal em aplicativo de mensagens, por meio do qual compartilhava conteúdos ilícitos e sensíveis, participando de grupos voltados à disseminação de material de pornografia infantil, incentivo à automutilação, maus-tratos a animais e relatos de abuso sexual.

Durante o cumprimento do mandado, foram apreendidos celulares, computadores e outros dispositivos eletrônicos. Exame preliminar realizado no celular do investigado constatou a existência de material pornográfico envolvendo crianças e adolescentes, além de registros relacionados ao induzimento à automutilação e materiais de tortura.

FLAGRANTE POR CRIME
EQUIPARADO A HEDIONDO

O suspeito foi autuado em flagrante delito pelo crime previsto no artigo 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente, que trata do armazenamento de material pornográfico infantil. Por se tratar de crime equiparado a hediondo, não foi arbitrada fiança.

Após a formalização da prisão e ratificação pela autoridade policial, o indiciado foi encaminhado à Cadeia Pública de Colina, onde permanecerá à disposição da Justiça.

OPERAÇÃO SEGUE COMBATENDO
CRIMES CIBERNÉTICOS

A “Operação Mão de Ferro 2” é a continuidade de um esforço nacional para desarticular redes de crimes cibernéticos que afetam crianças e adolescentes.

Em agosto de 2024, ação semelhante no estado do Mato Grosso identificou uma rede criminosa envolvida em práticas de extrema gravidade, incluindo pornografia infantil, cyberbullying e apologia ao nazismo. (Fonte: Guaira Informa)

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas