27 de junho | 2013

Hoteleiros se reúnem com IPEM para obter estrelas como referência de mercado

Compartilhe:

Um grupo de empresários do setor hoteleiro de Olímpia se reuniu com o superintendente do IPEM (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), Alexandre Modonezi. O encontro foi na noite da quarta-feira desta semana, em São José do Rio Preto, com a finalidade conhecer o novo modelo de classificação para hospedagem com uso de “estrelas” como referência de mercado.

Desde 2011, com a aprovação do Plano Nacional de Turismo, a Embratur deixou de fazer a avaliação e promover a classificação dos hotéis, que agora passam por auditoria do instituto e seguem critérios definidos pelo SBClass (Sistema Brasileiro de Classificação dos Meios de Hospedagem) do governo federal.

Durante o encontro os empresários conheceram os requisitos e formas de cadastro no programa, que vai ficar disponível no site do Ministério do Turismo com acesso público gratuito.

O superintendente explicou que o cadastro não é obrigatório, mas hotéis que usarem a classificação com estrelas sem auditoria e autorização oficial podem sofrer multas no futuro.

De acordo com o jornal Diário da Região, ele também apontou os critérios usados para obter a avaliação que vão desde tamanho dos apartamentos até sistemas de segurança entre outros. “Estávamos fazendo a auditoria de um hotel cinco estrelas em São Paulo e constatamos que entre 20 a 30 quartos possuíam a chave eletrônica com cartão magnético, mas não tinham a trava interna da porta, item de segurança obrigatório. Eles tiveram que arrumar para obter a certificação requerida”, disse.

Ainda segundo Modonezi, a iniciativa de obter a classificação é voluntária e parte do próprio estabelecimento, que pode indicar 30% dos itens para a avaliação. “São os hotéis que vão solicitar a auditoria”, fala.

INDICATIVOS DE QUALIDADE

Modonezi explica que as “estrelas” são usadas para balizar clientes na hora de escolher o local de hospedagem, mas os critérios usados pela Embratur nos últimos anos caíram em desuso e não seguiam os padrões internacionais adotados atualmente e por isso o setor está sendo novamente regulamentado.

Embora encontre alguma resistência do setor, o superintendente garante que hotéis auditados terão mais visibilidade no mercado. Além de ganhar padrão, vão constar de arquivo oficial para divulgação turística em todo país. “É um investimento que vai deixar um legado incorporado depois da realização da Copa e das Olimpíadas em 2016”, fala.

A auditoria do IPEM avalia nos hotéis requisitos relacionados à qualidade das instalações, atendimento e sustentabilidade do empreendimento, tais como metragem dos apartamentos e banheiros, iniciativas de redução de consumo energético e coleta seletiva de resíduos, quantidade de idiomas falados pela equipe, facilidades para o hóspede, dentre outros.

Segundo a delegada regional de Turismo, Célia Gomes, alguns empresários do setor ainda têm receio da avaliação. “Estamos trabalhando para mudar este preconceito. O importante ser estrelado seja com uma ou com cinco, é integrar o cadastro nacional”, explica.

Devido a realização da Copa do Mundo no Brasil em 2014, segundo Modonezi, nos últimos dois anos hotéis classificados como três estrelas foram os mais procurados por turistas estrangeiros o que criou uma demanda reprimida por reservas. Ele explica que a classificação está ligada diretamente à qualidade, mas também aos serviços e modelos oferecidos.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas