22 de março | 2009

IDESP aprova apenas 4 das 9 escolas estaduais de Olímpia

Compartilhe:

 

 Os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (IDESP) 2008, um indicador que avalia a qualidade do ensino, mostra que apenas quatro escolas estaduais do município de Olímpia, foram aprovadas. O resultado, que avalia ao desempenho dos alunos do 2.º ciclo do Ensino Fundamental (5.ª a 8.ª) e do Ensino Médio, foi divulgado no site do órgão, na quarta-feira desta semana, dia 18. Uma delas conseguiu ter notas abaixo das metas estabelecidas. O restante delas, ou seja, quatro unidades, – atingiram parcialmente os objetivos estabelecidos.

Apenas as escolas Alzira Tonelli Zaccarelli, Dona Anita Costa, Dalva Vieira Ittavo e Francisco Bernardes Ferreira, esta última no Distrito de Ribeiro dos Santos, conseguiram atingir e até superar as metas estabelecidas pela Secretaria Estadual da Educação, para o ano de 2008. A única reprovada nos dois níveis de ensino foi a escola Capitão Narciso Bertolino.

Já as escolas Dr. Antônio Augusto Reis Neves, Maria Ubaldina de Barros Furquim, Wilquem Manoel Neves e Dr. Eloi Lopes Ferraz, esta última localizada no Distrito de Baguaçu, não atingiram as metas estabelecidas para o 2.º ciclo do Ensino Fundamental, mas superaram as metas estabelecidas pelo governo do Estado.

O IDESP é um indicador que avalia a qualidade da escola. Nesta avaliação, considera-se que uma boa escola é aquela em que a maior parte dos alunos apreende as competências e habilidades requeridas para a sua série, durante o ano letivo. Ele é composto por dois critérios: o desempenho dos alunos nos exames de proficiência do SARESP (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), o quanto aprenderam, e o fluxo escolar, em quanto tempo aprenderam.

Em Olímpia as melhores médias foram obtidas pela escola Dona Anita Costa, onde 163 alunos participaram das provas, obtendo média de 3,86 contra a meta para o ano de 3,78. No caso do Ensino Médio, foram 120 alunos obtendo a média de 3,19 contra a meta de 2,94.

Na média o município, no caso do Ensino Fundamental, ficou com 2,46 superando a média da Diretoria Regional de Ensino de Barretos, mas sendo superada pela média do Estado de São Paulo.

No caso do Ensino Médio, com a média de 1,73, foi superada tanto pela média da Diretoria, que teve 1,93, e do Estado, que foi de 1,95.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas