02 de novembro | 2015

Infestação de escorpiões em escola assusta pais de alunos em Olímpia

Compartilhe:

Da redação com TV TEM

O surgimento de escorpiões fez com que a administração da escola infantil Sitio do Pica-Pau Amarelo no Jardim Antônio José Trindade, conhecido popularmente por Cohab I, zona sudeste de Olímpia, tomasse uma série de providências para proteger os alunos durante a quarta-feira, 21.

De acordo com a diretora da escola, Márcia Matheus, uma força-tarefa foi formada depois que um escorpião foi encontrado nas dependências da escola por um funcionário. “Foi em um momento da limpeza, todas as crianças estavam dentro da sala de aula, então, não houve risco nenhum. Assim que encontramos já pegamos esse escorpião, colocamos dentro de um vasilhame e entramos em contato com a saúde.”

Apesar de não ter ferido nenhum criança, o surgimento do escorpião deixou muitos pais preocupados. “A gente fica muito preocupado com um acidente. Não posso nem imaginar, com uma criança desse tamanho”, disse a dona de casa Letícia Lopes de Almeida, que é mãe de um aluno da escola.

Funcionários da escola então decidiram tomar algumas medidas, como tapar buracos do chão e da parede, que podem servir de esconderijo para os escorpiões. Os ralos foram cobertos com grades, a grama foi cortada e tudo que podia servir de esconderijo foi removido.

Paulo Henrique, que é pai de um aluno de três anos, diz que as medidas adotadas pela escola tranquilizaram os pais. “A gente fica um pouco preocupado né, mas a gente tá vendo que a escola está tomando as medidas para resolver o problema.”

OUTRO LADO

A diretora de vigilância em Saúde de Olímpia, Maria Carolina de Almeida Secchieri Mirandola explica que o surgimento de escorpiões ocorrem com mais frequência durante o calor. Mas para evitar acidentes, alguns cuidados são fundamentais. “Primeiro cuidado é em relação ao lixo acumulado. Pois o lixo gera surgimento de baratas, que é o principal alimento do escorpião”, diz. O escorpião é venenoso e a ação do veneno no corpo é muito rápida e forte. O tipo mais comum é o amarelo.

Ainda segundo a especialista, os escorpiões geralmente atacam quando se sentem ameaçados. Por a orientação é não tentar atacá-los. Em caso de picada, é importante procurar a unidade de saúde mais próxima. Os sintomas geralmente são dor, sensação de ardência ou agulhada e inflamação no local da picada. Em casos mais graves, a picada de escorpião pode aumentar a frequência cardíaca e o paciente pode ter dificuldade para respirar.

CRIANÇA PICADA

Como se recorda, no início de outubro, uma criança de apenas quatro anos foi picada por um escorpião em uma creche da cidade. Funcionários viram o momento em que a criança começou a chorar e então encontraram o aracnídeo.

O menino foi socorrido rapidamente. Depois do incidente, o responsável da creche mandou passar veneno no local e fechar todos os buracos no chão e nas paredes.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas