01 de novembro | 2016

IPTU pode reduzir até 50% Com o valor menor do lixo

Compartilhe:

Embora se trate de uma situação que deveria muito mais preocupar do que ser comemorada, um fato apontado pe­lo prefeito eleito de Olím­pia, Fernando Augusto Cu­nha(fo­to), é que o valor dos carnês do IPT­U (Imposto Predial e Territo­rial Urbano), principalmente das moradias de famílias com menor poder aquisitivo, pode reduzir pelo menos até 50% a partir da redução da taxa de lixo cobrada junto, redução que foi inclusive aprovada pela Câmara Municipal durante a sessão ordinária realizada na noite de segunda-feira desta semana, dia 24.

“Para o próximo ano a preocupação é com a taxa de lixo, sabe? Porque o lixo, em casas menores, é mais de 50% do valor está indo no IPTU”, afirmou durante uma entrevista que concedeu à rádio Espaço Livre AM, na manhã de quarta-feira desta semana, dia 26.

“O lixo a gente já deve mexer e, Olímpia, diferente da maioria dos municípios do nosso estado, o caminhão de coleta das residências é o que coleta nas grandes empresas, grandes hotéis, e não cobra mais por isso, cobra igual das casas”, acrescentou.

Trata-se de uma situação que demonstra que, durante seus dois mandatos, o atual prefeito, Eugênio José Zuliani, embora fazendo um discurso diferente, não se preocupava tanto com a desigualdade social, cobrando a mesma base de valores tanto de um gerador menor de lixo quanto de um grande gerador: “Então, as casas da cidade, principalmente as casas de famílias de menor poder aquisitivo, estão subsidiando as grandes empresas de Olímpia”.

No entanto, faz questão de destacar que não se trata de causar um prejuízo a essas grandes empresas: “Não é que as empresas de Olímpia vão ser prejudicadas. Não. Elas vão pagar pelo lixo delas e vão pagar diretamente, então, um grande supermercado vai contratar uma empresa de lixo e vai pagar por isso diretamente. Sem interveniência da Prefeitura”.

De acordo com o prefeito eleito, não há uma diferenciação entre as duas situações, o que ele acha necessário e por isso fará a implantação do sistema: “Hoje a Prefeitura usa o caminhão da coleta do lixo doméstico para recolher o lixo nos hotéis grandes, nos mercados grandes, nas indústrias grandes”.

“Com isso, também segundo a avaliação de Fernando Cunha, recolhe lá mil litros de lixo e está pagando o equivalente a 200 litros, sabe? O que uma casa recolhe cinco litros por dia, uma casa de 100 metros quadrados”.

Também na avaliação de Cunha, é uma situação que considera de plena injustiça que necessita ser arrumada: “Então, é essa justiça que não estava acontecendo. Quer dizer, o pequeno estava pagando para o grande. Nessa casa pequena, isso significa mais da metade, muitas vezes, o valor do carnê do IPTU. É isso que nós vamos fazer. Então, deverá ter uma redução na taxa do lixo que vai no carnê do IPTU para as residências”.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas