02 de março | 2008

Japoneses presentes na história de Olímpia há quase de 70 anos

Compartilhe:

 

 Mesmo longe de serem os primeiros a chegar nesta terra, não se pode deixar de considerar a importância sócio-cultural e mesmo econômica dos integrantes da colônia nipo-brasileira, que começaram a chegar há 70 anos. De acordo com o historiador José Maria de Jesus Marangoni (foto), eles se juntaram a portugueses, italianos, espanhóis e representantes de tantos povos que contribuíram de alguma forma para o crescimento da cidade.

Considerado um dos melhores povos que por aqui aportaram, sob todos os aspectos e formada por gente ordeira, pacífica, trabalhadora e financista, porém, simples e de bons costumes, se distinguem dos brasileiros não somente pelos hábitos de trabalho intenso, mas também pela rígida economia.

Comerciantes e agricultores, dando o melhor dos seus esforços às culturas do algodão e do arroz, eram responsáveis, todos os anos, pela produção de milhares de sacas de arroz em casca e milhares de arrobas de algodão em caroço.

Falando uma língua completamente diferente e encontrando uma séria de dificuldades em compreender e falar o português, além da própria cultura étnica, os faziam mais retraídos. Até por isso, era comum que levassem consigo um japonês melhor conhecedor da língua portuguesa para atuar como intérprete quando precisavam compreender melhor alguma coisa.

O primeiro a chegar na cidade, no dia 13 de outubro de 1939, foi Daijiro Takahashi, casado com Tisato Takahashi, naturais de Nagano-Ken. O casal veio para o Brasil em 24 de junho de 1927, mas chegaram a Olímpia somente 12 anos depois, adquirindo a chácara de Kasawara.

Mas a importância não fica apenas representada pelo lado econômico. O professor de judô Sankiti Takahashi, por exemplo, foi presidente da comissão Municipal de Esportes e da Comissão Executiva dos X Jogos do Obelisco, realizados no período de 2 a 10 de setembro de 1961, também comemorativos à Semana da Pátria daquele ano.

Principalmente na década de 50, a Colônia Nipo-Brasileira tinha bastantes atividades esportivas, principalmente sob a coordenação do comerciante Takakishi Takahashi, chamado também Alfredo, realizava todos os anos um campeonato de atletismo, congregando as cidade da região: Onda Verde, Altair, Guaraci, Severínia, Monte Azul Paulista, Icém, Paulo de Faria.

Cultivadores do atletismo, suas festas esportivas traziam grande número de japoneses até Olímpia. Quem não se lembra do antigo "Campo dos Japoneses", no Jardim Santa Ifigênia. Os eventos traziam elementos da colônia de toda a vizinhança e até de cidades mais distantes.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas