20 de maio | 2018

Livro didático adotado pela Educação gera mais uma polêmica no Facebook

Compartilhe:

O livro didático adotado pela Secretaria Municipal de Educação da Estância Turística de Olímpia, que estaria causando dificuldades de interpretação de alunos das escolas da rede municipal e de suas mães, acabou gerando mais uma forte polêmica no Facebook. As reclamações são a respeito de dificuldades para a compreensão das crianças que ainda estão na fase de alfabetização.

Tudo começou a partir de uma postagem feita nesta semana, por Alessandra Bueno, em sua página no Facebook, que acabou recebendo dezenas de comentários.

“Boa tarde meu povo. Recebi reclamações de algumas mães de crianças (5 a 6 anos) que estão no 1.º ano do ensino fundamental, dizendo que o livro integrado que é usado pela rede é muito difícil para a compreensão das crianças que estão na fase de alfabetização, além de que alguma dessas mães também não conseguem interpretá-lo quando a professora manda tarefa do mesmo. Por favor gostaria de saber com outras mães o que elas acham desse Livro Integrado (Sistema Positivo) para suas crianças”, dizia a internauta.

Uma mãe respondeu: “Olha, amiga. Tem coisas nesses livros que é bem difícil para as crianças do 1.º ano fazer. Muito difícil interpretar as questões desse livro. Já mandei tarefa de volta para a escola sem ser feita por conta disso”.

“A linguagem desse livro é inadequada para essa faixa etária! Se nem os pais entendem, imagina as crianças”, acrescentou outra mãe.

“Eu acho esta apostila forte para uma criança que não sabe nem ler e escrever, não sabem montar sílabas e palavras completas sem ajuda dos pais e professores, crianças precisam ser alfabetizadas primeiro para depois passar essas atividades, sinceramente minha filha está sofrendo horrores, mal conhece direito o alfabeto e os numerais já vêm com perguntas e o enunciado pede para a criança ler. É  piada”, reclamou outra mãe.

Outra mãe afirma que viu sua filha começar a entender: “no início também achei que minha filha não ia dar conta, ela está no 1.º ano do ensino fundamental, mas só passou alguns meses e vi a grande evolução que ela teve”.

“Este material é excelente. É equivalente ao nosso aqui do Colégio particular, a coleção tem como objetivo abrir caminhos para o conhecimento, por meio de atividades dinâmicas e interativas”, concordou uma internauta.

OUTRO LADO

A reportagem desta Folha passou a questão para a assessoria da Prefeitura Municipal da Estância Turística de Olímpia, para ouvir o que teria a falar a respeito, a secretária de Educação, Maristela Aparecida Araújo Bijotti Meniti.

“O material didático é de excelente qualidade, recebe diariamente elogios dos pais, portanto a secretaria não vai se pronunciar a respeito do assunto. Qualquer tipo de dúvida, os pais podem procurar diretamente a secretaria”, foi a resposta.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas