09 de setembro | 2007

Lurdinha Alessi premiada em concurso na Alemanha

Compartilhe:

 

 A dedicação e a vontade de viver bem fazem com que a artista plástica olimpiense Lourdes Alessi, de 57 anos (foto), "Lurdinha Alesse", como é popularmente conhecida, superasse todas as diferenças entre ela e pessoas normais e se destacasse internacionalmente. Desta feita, com a pintura "Os patinhos", acaba de ser premiada em concurso realizado em Liechtenstein, na Alemanha.

Sem os braços em razão de coisas inexplicáveis da natureza, desde criança desenvolveu técnicas de pinturas sempre utilizando os pés. E se isto faz com que ela seja diferente, é justamente pela vontade que tem para viver e superar todos os obstáculos, ao contrário de muitos que até se julgam normais.

Nesta semana Lurdinha Alesse recebeu a reportagem desta Folha para, inclusive, contar que o motivo da pintura premiada até nem foi de seu agrado quando sua irmã lhe trouxe de São José do Rio Preto. Mas a criatividade e o talento todo seu transformou o trabalho em obra prima, em condições de receber premiação tão importante.

"Tirei o patinho e fiz a coisa mais linda, mas eu não gostava de fazer "Os patinhos" (nome do quadro que ganhou o prêmio) que minha irmã trouxe de Rio Preto, os cinco patinhos (uma gravura) que eu não gostava", contou com a simpatia que lhe é peculiar.

O trabalho que demorou 20 dias para ser concluído foi enviado pela irmã para a Alemanha ainda em 2006 e o resultado, que até lhe surpreendeu, mas provocando bastante entusiasmo e alegria, chegou somente no mês de abril deste ano.

"Em abril deste ano apareceu o patinho "premiação" e aí eu olhei e vi uma carta que chegou e vi os meus patinhos. Peguei e coloquei no meu pescoço e comecei a rodar e a dançar como uma bailarina no alpendre de casa e estava todo mundo lá. Eu dancei de tanto alegria, e eu não gostava (dos patinhos), mas ganhei em primeiro lugar o concurso e fiquei muito feliz", extravasou seus sentimentos de alegria.

De acordo com ela o concurso da Alemanha conta com jurados de vários países, dentre eles Japão, Inglaterra e Estados Unidos. "Todo mundo adorou e fiquei muito feliz. Eu fiz um monte de quadros, cada um mais lindo que outro e mandei, mas acabaram escolhendo este", acrescentou.

A técnica utilizada, segundo disse, foi tinta a óleo em tela. "Demorei cerca de 20 dias para pintar porque passo muito por cima e é muito delicado. Tem sombras. Fazia ele e deixava e ia fazendo outro até secar. Parece um patinho de verdade", contou. De acordo com ela foram enviados 10 quadros para concorrer. O quadro premiado sairá em cartão, calendário e selos e ela acredita que no seu caso deverá sair também aqui no Brasil. "Fiquei muito feliz", repetiu.

No ano passado ela participou de um concurso na Inglaterra, juntamente com outro pintor chamado Jadir e aqui no Brasil juntamente com outro que se chama Fernando. "Graças a Deus estou aqui, mas só que sofro um pouco e estou cansada agora", comentou.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas