14 de setembro | 2021

Maria Fumaça já está na antiga Estação Ferroviária em Olímpia

Compartilhe:

 

 A locomotiva “Maria Fumaça” que ficou por várias décadas estacionada ao lado do Museu do Folclore, hoje Museu de Arte Sacra, necessitou de um grande esforço de logística para ser levada de onde estava para a antiga Estação Ferroviária, onde funcionará até o final do ano a nova “Estação Cultural”.


A nova e restaurada Estação Ferroviária recebeu no último sábado, 11 de setembro, a Locomotiva que por muitos anos esteve instalada e em exposição no antigo Museu do Folclore, hoje Museu de Artes Sacras e Diversidade Religiosa. O prefeito Fernando Cunha esteve no local e acompanhou a transferência da conhecida “Maria Fumaça”, ao lado dos secretários municipais de Obras (Leandro Gallina) e Turismo (Priscila Foresti).

Durante a visita, o prefeito lembrou o importante trabalho que locomotiva realizou por tantas décadas, transportando cargas e passageiros e colaborando para o desenvolvimento de Olímpia. “Em breve, ela estará em um local que sempre trabalhou e nós iremos fazer com que a estação seja um marco cultural, tendo a locomotiva e os trilhos como um ponto de embelezamento”, disse o chefe do Poder Executivo. Todo o transporte foi realizado com dois caminhões guinchos e contou com ajuda de macacos hidráulicos, além da adaptação de dois eixos de caminhão na própria locomotiva.

Além dessa locomotiva, outros vagões ainda serão colocados no espaço. “Nós estamos comprando dois vagões antigos, que serão colocados na locomotiva como se tivessem sendo rebocados. Um vagão é de passageiros, e terá mesas e poltronas, e um outro de cargas, todo fechado, para exposição de fotografias e exibição de filmes históricos e antigos de quando a estação funcionava”, afirmou o prefeito.

A Estação Ferroviária, que funcionou até o ano de 1968, com trens e vagões em operação, foi desativada com o surgimento das rodovias. Dos anos de 1920 até final da década de 1960, a Locomotiva transportou em grande parte o café, que ajudou Olímpia a se desenvolver. Agora, o espaço está sendo revitalizado e será transformado na Estação Cultural de Olímpia – ECO.

A primeira etapa deverá ficar pronta no final de novembro para visitação. “A Estação Cultural de Olímpia será um espaço que a população de Olímpia e os turistas poderão passear e prestigiar a cultura, arte, música, artesanato e tudo aquilo que faz parte da história da cidade”, finalizou Fernando Cunha.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas