16 de janeiro | 2018

Martines acredita que grande número de viroses é consequência do tempo e aumento de turistas

Compartilhe:

Para o médico cirurgião, gastroenterologista, clínico geral e diretor clínico da Santa Casa de Olímpia, Nilton Roberto Martines, o grande número de viroses que tem sido verificado na cidade neste início de ano é consequência do tempo quente e úmido verificado nesta época do ano e também do grande afluxo de turistas que vem aumentando ano a ano em Olímpia.

Nilton falou na Rádio Cidade, 98,7 Mhz, na manhã da segunda-feira, no programa Cidade em Destaque, do jornalista José Antônio Arantes, quando explicou inicialmente que antigamente o período do época do ano em que se verificava mais o aumento de casos de diarreia chamadas viroses, era em julho e agosto provavelmente por causa do rotavírus. 

“Mas com esse grande fluxo de turistas, outros vírus podem estar aparecendo, como o norovírus e assim por diante”, complementou.

E destacou: “Outra coisa importante também é que nessa época que estamos vivendo há a predisposição para as gastroenterites infecciosas, pois o tempo é muito quente e úmido,  e as comidas, principalmente derivados de ovos, carne de porco e frutos do mar deterioram com muita rapidez. Mesmo a comida normal, após 20 minutos de exposição à temperatura ambiente,  também pode ficar contaminada com bactérias. Então é uma época assim… e nós estamos pagando esse preço por ser uma cidade turística. Isso é de difícil controle, pois o fluxo de visitantes aumenta a cada dia”.

Sobre se as viroses podem evoluir para situações mais graves, o médico salientou que embora seja raro, podem até causar risco de morte. “Se você tiver uma infecção bacteriana por essas bactérias mais agressivas, mais violentas, elas podem sim trazer problemas sérios de tratamento.  É raro, bastante raro, mas a gente tem que tomar mais cuidado principalmente com as pessoas idosas e com as crianças e também naqueles pacientes imunodeprimidos  que fazem tratamentos com quimioterapia, radioterapia e essas substâncias biológicas para tratamento de artrite reumatoide, entre outros”, concluiu.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas