28 de junho | 2015

MSO luta para Câmara não deixar aprovar mais dois cargos em comissão no Município

Compartilhe:

Armados com cartazes nas mãos, integrantes do Movimento Social de Olímpia (M­SO) foram à Câmara Municipal de Olímpia na noite da segunda-feira, dia 22, para protestar contra a criação de mais dois cargos em comissão, na categoria de assessor especial, com salário de aproximadamente R$ 2,5 mil por mês

O protesto, que foi convocado pela rede social, levou líderes do MSO e adeptos ao movimento com dizeres repudiando o Projeto de Lei Complementar número 196/2015, de autoria do prefeito Eugênio José Zuliani.

Segundo a reportagem a­pu­rou os cartazes tinham os seguintes dizeres: “Prefeitura não é cabide de emprego”, “Concurso sim, comissionados não” e “Vote não – não a criação de cargos comissionados”.

A proposta do prefeito, que dispõe sobre criação de cargo de provimento em comissão, foi deliberada na sessão do dia 8 de junho e constava da pauta da sessão do dia 22 para discussão e votação de primeiro turno.

No entanto, durante a sessão, provavelmente em razão dos manifestantes que ergueram vários cartazes com dizeres contrários à aprovação do projeto, sem mencionar os motivos o vereador líder do prefeito Eugênio José Zuliani, Leonardo Simões, conhecido por Pastor Leonardo, pediu a retirada do mesmo.

A retirada da proposta chegou a ser questionada pelo vereador Hilário Juliano Ruiz de Oliveira, que defendeu a permanência do projeto na pauta de votação, mas não obteve a concordância do presidente da mesa diretora, Luiz Antônio Moreira Salata.

Ruiz de Oliveira questionou a retirada da pauta sem a anuência do plenário, ou seja, dos demais vereadores, mas Salata respondeu que entendia não ser necessário pelo Regimento Interno da Câmara, mesmo com o projeto tendo entrado na pauta do dia.

O MSO é liderado por várias lideranças olimpienses entre eles Ismael Barbosa, Capitão do Mato, Zalém Gomes, Renato Marrom, Eduardo Cos­ta, entre outros.

O movimento ganhou força na luta contra o aumento do IPTU (Imposto Predial e Ter­ri­torial Urbano), promovendo passeatas e distribuição de panfletos e desta feita se movimentou para lutar contra a criação de mais dois cargos comissionados na Câmara Municipal.

Segundo um dos líderes do MSO, Eduardo L.A. Costa, “o Movimento MSO é totalmente contra a criação de cargos comissionados, defendemos diante da necessidade de con­tratação de pessoal, a criação de concurso público, dessa forma dando igualdade a todos os olimpienses a participarem com igualdade na disputa dos cargos”.

E acrescentou: “cargos co­mis­sionados é moralmente inaceitável, o administrador pode nomear amigos, os mais chegados, esse cargo é utilizado na maioria das vezes para fortalecer o grupo político de quem nomeia, nosso dinheiro não pode ser usado de qualquer forma, é inadmissível que em uma cidade onde falta papel higiênico, copos descar­táveis nas unidades de saúde como foi noticiado na mídia local, gasta-se dinheiro público com a criação de mais cargos para os “amigos”, por isso somos contra”.

Tam­bém de acordo com o representante do grupo “o movimento promete comparecer na Câmara nas próximas sessões para pressionar os vereadores a não aprovarem o projeto”.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas