10 de abril | 2007

Mulher de Guaraci morre na Santa Casa com suspeita de dengue hemorrágica

Compartilhe:

Saúde ainda não teria confirmação
de se tratar realmente de dengue hemorrágica

Pelo menos até o final da manhã da terça-feira (10 de abril), a secretaria Municipal de Saúde ainda não havia divulgado se o motivo da morte de Neuza Batista Pastrez, de 49 anos, moradora na fazenda Jangada, município de Guaraci, por volta das sete horas da manhã da Sexta-Feira Santa (06), teria sido realmente pelo fato de ter contraído dengue hemorrágica.Informações davam conta de que a secretaria ainda aguardava o resultado de exame do Instituto Adolfo Lutz de Ribeirão Preto para confirmar a causa da morte.

À imprensa da região, o secretário Giovane Baptista da Silva Julio, afirmou que o quadro apresentado pela paciente leva à suspeita, pois a sintomatologia final é compatível com dengue hemorrágica.

O secretário informou que a mulher teve hemorragia pelas vias aéreas superiores.O diretor clínico da Santa Casa, médico Nilton Roberto Martinez, explicou que se o resultado do exame confirmar que a paciente tinha dengue, aliado ao quadro clínico que ela apresentava, há grandes possibilidades dela ter sido vítima do tipo hemorrágica.

Mas, ainda segundo ele, a prova de que a mulher teria sido vítima da doença só seria possível com uma autópsia, que não foi realizada.

Já o secretário de Saúde disse que o serviço que faz verificação de óbito em Ribeirão Preto, onde deveria ser realizado o procedimento, não se considerou obrigado a realizar o exame, dizendo-se estar amparado na legislação.Por outro lado, Martinez informou que a paciente teria chegado ao hospital na quinta-feira com sintomas de infecção, como febre, vômito, dores no corpo. Ainda segundo ele, foi atendida por um plantonista que verificou a necessidade de avaliação de um cirurgião.

A família teria então procurado um médico particular que recomendou a medicação e liberou a mulher para que voltasse para casa. Horas depois, Neuza retornou ao hospital onde entrou em óbito.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas