25 de julho | 2011

Museu apresentará danças e vídeos na semana do Fefol

Compartilhe:

DA ASSESSORIA
O Museu de História e Folclore “Maria Olímpia”, criado em agosto de 1973 graças ao trabalho do criador dos Festivais de Folclore de Olímpia, José Sant’anna, e de outros abnegados, como o professor Victório Sgorlon e sua esposa Lourice Arutin Sgorlon, terá programação especial durante o 47° Fefol, além de estar aberto todos os dias, inclusive sábados e domingos.

Segundo cronograma de férias, e destacando a semana do Festival do Folclore, distribuído pelo secretário Humberto José Puttini (Cultura, Turismo, Esportes e Lazer), haverá atrações de danças e vídeos sobre temas folclóricos, inclusive lendas e um documentário sobre o Festival de Folclore da cidade.


O Museu é considerado um dos mais completos sobre Folclore do País.


A PROGRAMAÇÃO

Segunda-feira (25), das 9h às 17h, no piso inferior, vídeo abordando danças folclóricas.
Terça–feira (26), às 14h, vídeo sobre a Lenda de Iara e Lobisomem.
Quarta–feira (27), às 14h, Documentário ‘Flores do Amanhã’ (Festival do Folclore).
Quinta–feira (28), às 14h, vídeo sobre a Lenda do Curupira.
Sexta–Feira (29), às 14h, o vídeo sobre a Lenda do Boto.

E, finalmente, no domingo (31), às 14h, Coral e Companhia de Reis, além de apresentação de músicas do ProJovem com o professor Gilson.


Além disso, durante toda a semana também haverá a presença de grupos folclóricos e parafolclóricos se apresentando no Museu.


O MUSEU

O acervo possui cerca de 10 mil peças, dentre indumentárias diversas de folias de Reis, congadas, reisados, moçambiques, caiapós, bacamartes, parafusos e, ainda, peças de barro, bambu, madeira, couro, ágata, toalhas com abrolhos, trançados em palha, crochê, pinturas, objetos representativos dos mitos brasileiros, instrumentos musicais, peças de hábitos tradicionais como o pilão, esporas, luminárias, serras, ferros de passar, equipamentos rudimentares agrícolas e uma biblioteca especializada nas tradições da cultura popular.

A peça mais antiga e valiosa fica na parte exterior do Museu: é uma locomotiva inglesa de 1892 (Maria Fumaça), modelo dos anos 1940 a 1950, que ligava Olímpia a diversas partes do País.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas