02 de novembro | 2008

Novo prefeito afirma preferir secretariado técnico a político

Compartilhe:

 

O prefeito eleito de Olímpia, vereador Eugênio José Zuliani, "Geninho Zuliani, declarou no início da tarde desta sexta-feira, dia 31 de outubro, que pretende ter um secretariado composto por técnicos nos assuntos para os quais forem nomeados, do que apenas nomear um companheiro de campanha, ou seja, atender a um ‘acordo político’. "Temos que fazer um governo totalmente técnico", enfatizou.

Segundo Zuliani, atualmente a política não suporta mais a nomeação de amigos políticos para cargos públicos: "Existe cabo eleitoral que trabalha para votos e existe o técnico que é gestor e política só se faz através de gestão. Então, tenho certeza que, infelizmente, não contemplaremos muita gente".

De acordo com ele, a condição técnica será o primeiro item para uma nomeação, principalmente para um dos cargos de primeiro escalão: "e talvez o item de desempate será a nossa parceria política. Não temos intenção de contemplar todos os cargos em comissão".

"A princípio – acrescenta – vamos nomear poucos cargos em comissão para fazer uma redução das despesas da prefeitura. Não temos a intenção de nomear diretores de distritos nos primeiros meses. Vamos deixar vagos os cargos em Baguaçu e Ribeiro dos Santos, nos primeiros meses, para primeiramente ver quanto Olímpia arrecada, quais são as despesas correntes e o que sobra para investimento".

Ter a perfeita noção do poder de investimento da prefeitura é a preocupação: "Passados os primeiros três meses, que são os 100 primeiros dias de governo, vamos ver o que sobrou no caixa, o que pode ser gasto e quais são os investimentos prioritários. Então, vamos ter uma equipe extremamente técnica para verificar isso e, acima de tudo, enxugar o cargo comissionado para poder realmente ver o que temos na mão. Enxugar estagiários, a princípio, para depois começarmos a ter uma administração sentindo melhor nas mãos".

Papel do vice

O vice-prefeito eleito, advogado Luiz Gustavo Pimenta, explica Zuliani, terá várias funções, inclusive, pela questão profissional, a de atuar no setor jurídico. Porém, descarta que ele venha a ser o responsável pelo departamento.

Isso tudo, inicialmente, explicou, porque, além disso, será responsável por ouvir e atender as pessoas da comunidade, sejam comuns da população ou sejam comerciantes e empresários. Pimenta será um vice-prefeito fiscalizador, além de tudo.

"Na minha geração política não vi nenhum vice trabalhar. Busca os últimos 15 anos, nenhum vice teve papel importante, pelo contrário só atrapalhou, se omitiu, recebeu o dinheiro público. O Gustavo, dentro da administração, terá um papel fundamental. Ainda não definimos, não temos nenhum cargo do primeiro escalão definido, vamos começar a partir de agora trabalhar", afirmou.

"Mas o Gustavo vai ter um papel importante, é advogado e vai me ajudar na questão jurídica, e segundo pela minha condição política serei um prefeito que vou ter que me ausentar várias vezes do município, principalmente para buscar recursos, representar o município e até participar de seminários para poder atualizar toda a gestão do município que está precária e não tem tecnologia de informação", acrescentou.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas