12 de maio | 2019

Números da dengue em Olímpia já se aproximam dos 1200 casos

Compartilhe:

Embora a Saúde local, desde a declaração do Estado de Endemia (em 11 de abril), não esteja mais realizando o exame (soro­logia) e todos os casos suspeitos e confirmados clinicamente pelos médicos estejam sendo declarados como dengue, segundo dados divulgados para a imprensa regional na quinta-feira, Olím­pia já estaria chegando aos 1200 confirmados.

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, seriam 1.145 casos confirmados até dia 8, com um aumento de mais de 30 % desde a última informação em 23 de abril, quando os registros apontavam 850 casos.

Os dados apontem um crescimento de quase 300 casos em 15 dias (295) podem significar que a doença esteja em escala decrescente aumentando 30% em 15 dias.

No último levantamento desta Folha, em 23 de abril, o crescimento teria sido de mais de 100% em menos de 10 dias. O chamado estado de epidemia foi declarado no dia 11 de abril e a assessoria informou que segundo protocolo do Ministério da Saúde, a epidemia de dengue se estabelece quando o município atinge 300 casos positivos para 100 mil habitantes. Atingindo o índice, o quadro epidêmico em Olím­pia foi decretado pelo Grupo de Vigilância Epide­miológica (GVE) de Bar­retos no dia 11 de abril.

“Com isso, a coleta de sorologia foi interrompida e qualquer notificação sobre a doença é registrada como caso positivo, o que justifica o grande avanço no número de casos positivos na última semana. A coleta de sorologia voltará a ser restabelecida a partir da 27ª semana após o decreto de epidemia, ou seja, apenas no dia 30 de junho, quando se inicia o novo período sazonal”, explicou a assessoria.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas